Uma sugestão metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica
Método RICA (Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem)
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem em Matemática, Método RICA, Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e AprendizagemResumo
O objetivo deste estudo foi fornecer uma ferramenta educacional, chamada Método RICA, para professores e alunos, a fim de auxiliar no ensino e aprendizagem de Matemática. Essa abordagem visa proporcionar um interesse diferenciado na exploração dos conteúdos programáticos, oferecendo aulas que fogem do comum. Esse método de ensino para a Educação Básica é baseado em quatro pilares: Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem. Para realizar essa pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica. Nossa intenção é apresentar dois casos detalhados de problemas tradicionais de Matemática que podem ser facilmente analisados utilizando o método RICA. Esperamos que essa proposta inspire outras experiências e promova uma educação que valorize a criatividade, a produtividade e esteja preparada para os desafios do século XXI.
Referências
ALVES, Gelindo Martineli. As contribuições da EtnoMatemática e da perspectiva sociocultural da história da Matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8. º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira. 2014.
AMORIM, Helloyne Robeta EM. Do Cotidiano ao Contexto Escolar: limites e possibilidades de compreensão de conceitos implícitos no estudo das frações. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 46-58, 2022.
ANASTASI, Anne; URBINA, Susana. Testagem psicológica. Artmed, 2000.
D’ AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar Matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989. P. 15-19.
DE SOUSA, Angélica Silva; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
DOS SANTOS, J. R. V.; LINS, R. C. Uma Discussão a Respeito da(s) Matemática(s) na
Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa.
v.18, n.3, p. 351-372, 2016.
DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.
DUARTE, Edna Mataruco; CALEJON, Laura Marisa Carnielo. Objetos de aprendizagem: Uma análise da aprendizagem Matemática e suas concepções tecnológicas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 1-11, 2015.
LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino.Rio de Janeiro: SBM, 3 ed. 2007.
ONUCHIC, Lourdes De La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Mathematics Education Bulletin, p. 73-98, 2011.
MARTINEZ, Isabella Guedes; DOS SANTOS, Elias Batista. Ensino de ciências por investigação e aulas de acompanhamento pedagógico: análise do processo de aprendizagem de um grupo de estudantes do ensino fundamental. Brazilian Applied Science Review, v. 3, n. 3, p. 1640-1652, 2019
PERCORA, Iracy Lea. Estimulando o raciocínio. São Paulo, 2003.
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 193-205, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender Matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA. BrazilianApplied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O tempo lógico de Lacan na resolução de problemas matemáticos: uma proposta do pensar matematicamente em três momentos observáveis. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 48586-48603, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A formação continuada de professores de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: conceitos e questões: Formação continuada do professor de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: conceitos e questionamentos. Concílio , v. 23, n. 13, pág. 355-363, 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a descoberta x+ y+ z= 15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes , v. 17, pág. 31-38, 2020.
R. PRIMI, A. A. A. Santos, C. M. Vendramini, Habilidades básicas e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. Universidade São Francisco. Estudos de psicologia, 2000.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 22 ed., 2002.
STERNBERG, Robert J. et al. Psicologia cognitiva. Padova, Italy: Piccin, 2000.