Problemática do espaço-tempo na formação do leitor-aprendiz em um estudo temático na Literatura Brasileira

Autores

  • João Carlos de Carvalho Universidade Federal do Acre - Ufac

Palavras-chave:

Narrativa, Ficção Brasileira, Romance de 30, Leitor-aprendiz

Resumo

O artigo explora possibilidades de ensino de textos ficcionais clássicos da literatura brasileira a partir de uma proposta de leitura atenta. Essa ação leva em conta que as estratégias em sala de aula devem examinar a relação linguagem e contexto social em uma dimensão mais dinâmica, partindo de uma situação idealizada na própria sala de aula, por meio do leitor-aprendiz. Para isso, como exemplos de ação didática, escolhem-se fragmentos de José Lins do Rego e Cornélio Pena para investir em uma compreensão que relaciona as partes e o todo, na geração do romance de 1930, por meio de construções narrativas que intermediam tempo e espaço em diversos graus e indicam duas maneiras diferentes de conduzir a arquitetura textual a partir de determinados estímulos.

Biografia do Autor

João Carlos de Carvalho, Universidade Federal do Acre - Ufac

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Veiga de Almeida (1988), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - SJRP (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Acre. Tem experiência em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, com ênfase em Estudos da Narrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: romance latino-americano contemporâneo e ficção de expressão amazônica. É editor da Revista Anthesis e participa de programas de pós-graduação stricto e lato sensu. É também membro correspondente na região Norte da Academia Brasileira de Filologia, Membro da International Writers and Artist Association - IWA e membro do Instituto Internacional Cultura em Movimento. Líder do Grupo de Pesquisa CEELSA (Circulo de Estudos em Ensino e em Linguagens no Sudoeste Amazônico). Tem oito livros publicados individualmente.

Referências

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

de Carvalho, J. C. (2023). Problemática do espaço-tempo na formação do leitor-aprendiz em um estudo temático na Literatura Brasileira. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 527–546. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/171