Marabaixo como cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Janaina Campos Cardoso Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ivana de Vasconcelos Sepeda Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Luciene Pereira Nery Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Ferreira Mendonça Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Virgínia Castilho de Moraes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Marlyene Carvalho Monteiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Noemia Costa de Matos Universidad Internacional das Três Fronteras

Palavras-chave:

Marabaixo, Cultura Corporal de Movimento, Educação Física

Resumo

O artigo aborda estudos sobre o Marabaixo como uma manifestação cultural corporal nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II. A análise da literatura revela que a dança do Marabaixo pode ser empregada como uma ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física. Isso não apenas porque faz parte do currículo da formação profissional, mas também porque promove a expressão corporal por meio do movimento, o entendimento da cultura, o desenvolvimento da consciência afetiva e a socialização. A dança é integrada ao contexto da Educação Física, constituindo-se como um elemento de aprendizado na escola e contribuindo para a formação integral do indivíduo. Apesar de o Marabaixo ser uma das maiores identidades étnicas culturais regionais, ainda não está devidamente incorporado ao currículo da Educação Física. Portanto, conclui-se que é essencial resgatar o Marabaixo nas aulas de Educação Física, proporcionando aos alunos momentos de descontração, alegria e diversão por meio de sua vivência. Isso enfatiza a importância de celebrar a cultura afrodescendente por meio da dança, promovendo o entendimento dos alunos, orientando a atuação do professor e, finalmente, enriquecendo o conhecimento em relação a todos os aspectos envolvidos.

 

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

Pinto, J. C. ., Cardoso, J. C., Sepeda, I. de V., Nery, L. P. ., Mendonça, L. F. ., Moraes, M. V. C. de ., Monteiro, M. C. ., & Matos, N. C. de. (2023). Marabaixo como cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 503–514. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/172