Marabaixo como cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II
Palavras-chave:
Marabaixo, Cultura Corporal de Movimento, Educação FísicaResumo
O artigo aborda estudos sobre o Marabaixo como uma manifestação cultural corporal nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II. A análise da literatura revela que a dança do Marabaixo pode ser empregada como uma ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física. Isso não apenas porque faz parte do currículo da formação profissional, mas também porque promove a expressão corporal por meio do movimento, o entendimento da cultura, o desenvolvimento da consciência afetiva e a socialização. A dança é integrada ao contexto da Educação Física, constituindo-se como um elemento de aprendizado na escola e contribuindo para a formação integral do indivíduo. Apesar de o Marabaixo ser uma das maiores identidades étnicas culturais regionais, ainda não está devidamente incorporado ao currículo da Educação Física. Portanto, conclui-se que é essencial resgatar o Marabaixo nas aulas de Educação Física, proporcionando aos alunos momentos de descontração, alegria e diversão por meio de sua vivência. Isso enfatiza a importância de celebrar a cultura afrodescendente por meio da dança, promovendo o entendimento dos alunos, orientando a atuação do professor e, finalmente, enriquecendo o conhecimento em relação a todos os aspectos envolvidos.
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