Como aprende o cérebro

descobertas recentes e aplicações na educação

Autores

  • Isabel Cristina Santana Santos Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Sabrina Karen Oliveira Souza Araujo Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Luiques Tunes Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Fabiana Mendes Alves Macedo Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

plasticidade cerebral, neurogênese, aprendizagem, neurociência, estratégias pedagógicas

Resumo

O artigo apresenta descobertas recentes sobre a neurociência sobre como o cérebro aprende e suas aplicações na educação. Este texto discute os conceitos fundamentais da plasticidade cerebral e destaca sua importância no processo de aprendizagem escolar. Além disso, são exploradas as relações e contribuições entre a neurociência e o processo de aprendizagem. Discute-se também as descobertas recentes da neurociência em relação à leitura e aprendizagem, bem como a importância das emoções nesse processo. Diversos temas de grande importância são explorados e analisados de maneira aprofundada. O objetivo é contribuir para a compreensão dos processos de aprendizagem e auxiliar na construção de práticas pedagógicas mais eficientes, baseadas em evidências científicas.

 

Referências

ALMEIDA, L. S. Neurociência e aprendizagem: como o cérebro aprende. Revista Portuguesa de Educação, 25(1), 43-64, 2012.

BECHARA, Antoine et al. Insensitivity to future consequences following damage to human prefrontal cortex. Cognition, 50(1-3), 7-15, 1997.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

DEHAENE, Stanislas. Reading in the brain: The science and evolution of a human invention. New York: Viking, 2009.

DEHAENE, S. Learning to read: The role of plasticity. In Neuroplasticity, Development, and Steroid Hormone Action (pp. 115-134). Springer., 2014.

DEHAENE, S. How we learn to read. Scientific American, 318(6), 70-75, 2018.

Instituto Ler. Como o cérebro aprende a ler- Estudos de Stanislas Dehaene- neurociência e leitura, 2023. [YouTube Video]. In YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=uofbyAnu_7Ahttps://www.facebook.com/bbcnew. (2021, November 5). Por que este texto pode mudar seu cérebro — as descobertas da neurociência sobre a leitura. BBC News Brasil; BBC News Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/geral-59129496

IMMORDINO‐YANG, Mary Helen; DAMASIO, Antonio. We feel, therefore we learn: The relevance of affective and social neuroscience to education. Mind, brain, and education, v. 1, n. 1, p. 3-10, 2007.

KENSINGER, Elizabeth A.; CORKIN, Suzanne. Two routes to emotional memory: Distinct neural processes for valence and arousal. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 101, n. 9, p. 3310-3315, 2004.

LIMA, R. S. et al. The effects of virtual reality on mathematics learning in Brazilian elementary school students. Journal of Educational Technology & Society, 24(1), 173-185, 2021.

OLIVEIRA, F. R. et al. Atividade física e desempenho cognitivo em crianças: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 33(4), 829-837, 2019.

PEKRUN, Reinhard et al. Measuring emotions in students’ learning and performance: The Achievement Emotions Questionnaire (AEQ). Contemporary educational psychology, v. 36, n. 1, p. 36-48, 2011.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

SANTOS, A. B. et al. The influence of emotions on word learning in children: An fMRI study. Frontiers in Psychology, 10, 1-10, 2019.

SANTOS, A. P. et al. Efeitos do sono na consolidação da memória. Revista Brasileira de Neurociências, 32(2), 123-130, 2020.

SANTOS, R. V. et al. Exercício físico e neurogênese: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 33(2), 357-366, 2019.

SCHUMACHER, P. B. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.

SILVA, A. C. et al. Aprendizagem e plasticidade cerebral: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(1), e090, 2020.

SILVA, J. F. et al. Structural brain changes associated with intensive musical practice in professional musicians from Brazil. Frontiers in Human Neuroscience, 14, 1-12, 2020.

SOUZA, M. A. et al. Dopamina e glutamato na modulação da plasticidade cerebral e no processo de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 32(2), 391-398, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Santos, . . I. C. S., Araujo, S. K. O. S., Ferreira, L. T. ., & Macedo, F. M. A. . (2023). Como aprende o cérebro: descobertas recentes e aplicações na educação. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 515–526. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/173