Didática no ensino de Geografia

possibilidades e desafios

Autores

  • Dayse Veloso Silva

Palavras-chave:

Ensino, didática, Geografia

Resumo

Este estudo tem como tema a didática no ensino de Geografia: possibilidades e desafios, pois, sabe-se que, dentro do processo da didática várias são as estratégias usadas com o intuito de transmitir o conhecimento e melhorar a qualidade do aprendizado do aluno. Esse tema se torna relevante, devido a sua importância para os educadores que estão em constante aprendizado para desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível. O objetivo deste é refletir sobre o tema em todos os espaços pedagógicos, tendo como base as diferentes realidades sócio culturais dos educandos. A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa foi de cunho bibliográfico, através de livros, sites, revistas eletrônicas, artigos, teses e etc. Sendo assim, este trabalho está dividido em tópicos que buscam de forma clara e objetiva o conhecimento sobre o assunto estudado.

 

Referências

BELTRÃO, Monique Ferreira Monteiro. Motivação na aprendizagem. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/motivacao-na-aprendizagem/151639.

BORBA, SILVA. Ernesto Oliveira, Regina Nogueira. A Didática No Ensino Superior.

DAMIS, O. T. Didática: suas relações e pressupostos. Repensando a Didática. Campinas. SP: Papirus, 1988.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

DE PAULO LACERDA, Mayara. Contribuição do Ensino em Espaços não Formais para a Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 225-232, 2022.

DOS SANTOS, Doroselma Nunes et al. As Novas Tecnologias e suas Influências no Ensino Fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 305-314, 2022.

DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Integrado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREITAS E BARBOSA. Flávia Aparecida Dos Santos, Fernando Jorge Correia. A didática e sua contribuição no processo de formação do professor. Disponível Em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.ph/article/download/994/685.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7º ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MEDEIROS. Jessica Bilitario De. A geografia e seus desafios na educação. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-geografia-seus-desafios-na-educacao-2.htm.

MENDES, Lucieneide Pires. Ensino de Geografia: cotidiano, práticas e saberes. Goias. 2012.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. 8. ed. São Paulo, Contexto, 2003.

SANTOS, Elenir de Souza. O Professor como Mediador no Processo Ensino Aprendizagem. Revista Gestão Universitária, Edição 40, 2005.

SOUSA. Ms Valdivino. Professor que tem boa didática faz a diferença em sala de aula. Disponível em: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/6610/professor-que-tem-boa-didatica-faz-a-diferenca-em-sala-de-aula.

Downloads

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Silva, . D. V. (2023). Didática no ensino de Geografia: possibilidades e desafios. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 556–564. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/175