O processo de inclusão educacional de alunos autistas

revisão de literatura

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ester de Paula de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ivana de Vasconcelos Sepeda Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Ferreira Mendonça Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Marlyene Carvalho Monteiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Noemia Costa de Matos Universidad Internacional das Três Fronteras
  • Regina Celia de Oliveira Guimarães Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Autismo, Dificuldades, Perspectivas

Resumo

O artigo apresenta estudos sobre o tema o processo de inclusão educacional de alunos autistas. O objetivo foi analisar o processo de inclusão educacional de alunos autistas nessa realidade escolar. Escolheu-se as modalidades de pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo para compreender como se dá o processo de inclusão dos alunos autistas. Os resultados analisaram aspectos históricos e legais da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no Brasil, além disso, foi possível através de literaturas compreender como identificar e educar uma criança autista no processo inclusivo. Concluiu-se que a relação interpessoal dos colaboradores com os alunos autistas tem contribuído para que ocorra o processo de inclusão, e também para a interação social destes com os alunos ditos normais e especiais. Assim, há esperança de ver futuros estudos acerca do autismo e professores executando trabalhos efetivos nas escolas amparados por cursos e colaboradores experientes e capacitados, trazendo sentido e nova realidade à vida dos alunos autistas.

 

Downloads

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Pinto, J. C. ., Araújo, E. de P. de ., Sepeda, I. de V. ., Mendonça, L. F. ., Monteiro, . M. C. ., Matos, N. C. de ., & Guimarães, . R. C. de O. . (2023). O processo de inclusão educacional de alunos autistas: revisão de literatura. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 565–575. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/176