Educação Inclusiva

Desafios em tempos de Pandemia

Autores

  • Idjane Sueleyde das Neves Marinho Universidad de la Integración de las Américas

Palavras-chave:

Diversidade, Interculturalidade, Formação de professores

Resumo

Este artigo faz parte de uma linha de pesquisa sobre educação inclusiva, interculturalidade e diversidade na educação cujo objetivo tem sido a reelaboração do conceito de diversidade como construção do mundo, e sua principal projeção é destacar a importância da diversidade na formação de professores e colocá-la como tema de trabalho interdisciplinar em educação e antropologia social. O artigo analisa o conceito de interculturalidade no contexto latino-americano e nas políticas educativas; destaca questões substantivas relacionadas à diversidade que não foram considerados até agora na implementação dos currículos ou na formação de professores no Brasil, com base em descobertas de estudos comparativos de processos de socialização primária e escolarização de crianças que foram matriculadas nas escolas públicas e depois em seus primeiros anos de escolaridade em suas respectivas salas de aula.

 

Biografia do Autor

Idjane Sueleyde das Neves Marinho , Universidad de la Integración de las Américas

Idjane Sueleyde das Neves Marinho, é Graduada em Licenciatura em Plena em Letras com Habilidade em Língua e Literatura Portuguesa pela Escola Superior Batista do Amazonas- ESBAM ; Especialista em Metodologia de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA Manaus; Especialista em psicopedagogia, pela Faculdade TAHIRIH de Manaus e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas Escuela de Postgrado Maestría en Ciencias de la Educación. Concursada pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação na função de Professora de Ensino Médio; Concursada pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, trabalha como Assessora Pedagógica da Divisão de Alimentação Escolar DAE.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Marinho , I. S. das N. . (2023). Educação Inclusiva: Desafios em tempos de Pandemia. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 576–586. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/177