Contribuições do ensino de História para a formação do perfil do aluno do 9o ano do século XXI, em escolas da zona rural de Macapá, Amapá, Brasil

Autores

  • Ana Paula da Conceição Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

História, Aprendizagem, Aluno, Educação Quilombola

Resumo

O trabalho apresenta estudos sobre o tema Contribuição do ensino de História para formação do perfil do aluno do 9° ano do século XXI, em Escolas Quilombolas da Zona Rural de Macapá -AP, no ano de 2022, objetivando descrever as contribuições do ensino de História para formação do perfil do aluno do 9° ano do século XXI. A pesquisa foi não experimental de nível descritivo sob uma abordagem quantitativa com dados estatísticos, com apoio a pesquisa bibliográfica e de campo por meio de questionário tricotômico contendo questões fechadas e três possibilidades de respostas para uma população total de 6 professores e 39 alunos do 9.º ano do ensino fundamental. Levou-se em conta no decorrer dessa discussão a ética como princípio de toda investigação, garantindo a neutralidade, a veracidade e a integridade das pessoas participantes. As considerações finais trouxeram em seu bojo os pontos mais relevantes observados no decorrer desse estudo, ficou evidente para alunos e para professores que o ensino de história contribui significativamente para a formação do perfil do aluno do século XXI nas escolas quilombolas.

 

Biografia do Autor

Ana Paula da Conceição Ferreira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutora em Ciências na Educação - UTIC, Mestre em Ciências da Educação - UTIC, Especialista em Ciências da Religião - FATECH, Especialista em Metodologia do Ensino Superior - SEAMA, Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira -ATUAL, Licenciada Plena em História - UNIFAP, Licenciada Plena em Pedagogia - UNIFAP. 

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Ferreira, A. P. da C. (2023). Contribuições do ensino de História para a formação do perfil do aluno do 9o ano do século XXI, em escolas da zona rural de Macapá, Amapá, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 587–618. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/179