A importância do intérprete de Libras nas sessões da Câmara de Vereadores de Parnaíba, PI

um marco histórico

Autores

  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Mateus José Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Leonardo dos Santos Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Willians Geraldo Sousa Silva Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Fabiana Gomes Amado Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Liliane Gomes da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Libras, Intérprete, Câmara municipal.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a importância do intérprete de Libras nas sessões da câmara de vereadores de Parnaíba-PI, um marco histórico. O tema surgiu pela importância da inclusão do profissional TILSP nas sessões da câmara e por ser a primeira câmara legislativa no Estado do Piauí a contar com esse profissional. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do intérprete de Libras nas sessões da Câmara Legislativa e como objetivos específicos conhecer o que dizem as leis vigentes sobre o tema e analisar as dificuldades interpretativas no âmbito político. O trabalho busca também fazer uma reflexão da realidade com os teóricos da área, além de abordar as leis que asseguram o direito linguístico e social da comunidade surda Brasileira. Um trabalho de cunho bibliográfico no qual busca analisar o que os autores renomados da área e a legislação abordam e mostrar a importância do profissional na sociedade brasileira.

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Livro: 255 de Vila de São João da Parnaíba autor o historiador Cosme costa Ferreira de Sousa. https://www.parnaiba.pi.leg.br/a-camara/historia/

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Brito, M. D. O., Ribeiro, M. J. ., Miranda, L. dos S., Silva, W. G. S. ., Amado, F. G. ., & Silva, L. G. da . (2024). A importância do intérprete de Libras nas sessões da Câmara de Vereadores de Parnaíba, PI: um marco histórico . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 195–205. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/180