Estratégias e metodologias pedagógicas adotadas para trabalhar a inclusão de autistas em sala regular

Autores

  • Raquel da Silva Toledo Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Transtorno do autismo, Sala Regular, Estratégias pedagógicas, Motivação

Resumo

Este trabalho buscou investigar as estratégias e metodologias pedagógicas aplicadas em sala regular para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças autistas. Como objetivo geral da pesquisa buscou apontar as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores de alunos autistas em sala regular. Para os objetivos específicos a pesquisa procurou entender como se dão as manifestações e o diagnóstico do autismo; esclarecer sobre o processo de escolarização das crianças autistas e apontar as dificuldades enfrentadas pelo autista na escola. Para tanto, buscou- se publicações de autores como Ribeiro e Ciampone, (2011), Silva e Almeida (2012), Silva, (2014), Siluk e Pavão (2015), Silva e Balbino (2015), Bueno (2019) e Soares, (2020), entre outros. Por se tratar de uma revisão de literatura pertinente ao transtorno de espectro de autismo, baseou-se em teses e artigos acadêmicos e publicações referentes ao tema em site como Scielo, Lilac e vários repositórios acadêmicos. As pesquisas apontaram que muitos professores buscam adotar estratégias próprias como adaptação de atividades e motivação para incentivar os alunos de modo geral e os autistas mais especificamente no decorrer do processo de ensino aprendizagem. Ainda, as literaturas investigadas evidenciaram fatores como falta de recursos, insuficiência de materiais adequados e escassez de ações públicas voltadas para a educação especial. Assim, faz-se urgente uma adequação do projeto político pedagógico e do currículo escolar além da implementação de ações públicas auxiliadoras imprescindíveis para maior desenvolvimento do aluno.

 

 

Biografia do Autor

Raquel da Silva Toledo, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Possui graduação em Geografia pelo Instituto Doctum (2008), graduação em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Serra (2008), graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2004) e mestrado em Ciências de la Educación - Universidad Columbia del Paraguay (2019). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional. 

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Toledo, R. da S. . (2023). Estratégias e metodologias pedagógicas adotadas para trabalhar a inclusão de autistas em sala regular. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 626–635. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/181