A importância pedagógica da interface das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Opiniões de alunos, gestor escolar e professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Dr. Coracy Nunes, Macapá, Amapá, Brasil

Autores

  • Maria Dalva Sandin Nery Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Julio César Cardozo Rolón Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Interfaces, Tecnologias, Educação, Língua Portuguesa

Resumo

O artigo apresenta estudos sobre a importância pedagógica da interface das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Tomou-se como referência a Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes, Macapá, Amapá, Brasil; objetivando analisar alunos, gestores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental anos finais. A pesquisa foi não experimental de nível descritivo sob uma abordagem quantitativa com dados estatísticos, com apoio a pesquisa bibliográfica e de campo por meio de questionário tricotômico contendo questões fechadas e três possibilidades de respostas para uma população total de 10 professores de língua portuguesa, 1 gestor escolar e 248 alunos do ensino fundamental anos finais. A pesquisa abordou três dimensões fundamentais relacionadas à importância pedagógica da interface das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes. Na primeira dimensão, destacou-se associação dos alunos ao uso do Google para aprimorar o rendimento nas aulas de Língua Portuguesa. Na segunda dimensão, a posição do gestor enfatizando a melhoria do rendimento dos alunos, a defesa da gestão participativa e a mobilização da comunidade destacam a influência positiva das TICs na gestão escolar. Na terceira dimensão, as respostas dos professores evidenciam uma compreensão profunda da influência das TICs no planejamento de aulas, na tutoria personalizada e na participação em cursos de formação. Em conjunto, essas conclusões ressaltam a necessidade contínua de integrar estrategicamente as TICs no ambiente educacional, visando aprimorar a aprendizagem dos alunos, a gestão escolar e a prática de ensino.

 

Referências

COSTA, Maria Auxiliadora De Jesus. As TIC como fermentação de renovação na prática do professor de língua portuguesa sem educação e processo de aprendizagem sem ensino médio. Repositório de Teses e Projetos Finais da UAA, v. 1, n. 14, p. 1-18, 2019.

ALMEIDA, Maria de; RUBIM, Lígia. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. Gestão Escolar e Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2004.

ALVES, J. N.; FARIA, B. L. de; LEMOS, P. G. A.; COSTA, C. M.; SILVA, C. S.; OLIVEIRA, R. M. da S. R. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, v.18, p. 184-203, 2020.

ARXER, Eliana; INFORSATO, Edson Do Carmo. O gestor escolar e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Anais CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018.

BUREI Claudineia Schadek Labiak & SELUCHINESK Rosane Duarte Rosa. O uso das tics por alunos do ensino fundamental – estudo realizado na E.E. Machado De Assis - Nova Monte Verde – MT. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.10, 2019.

BURLAMAQUI, A. A. R. S. da S. Formação de professores, saberes reflexividade e apropriação da cultura digital no projeto Um Computador por Aluno (UCA). 2014. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

CAVALCANTE FILHO, A.; SALES, V. M. B.; ALVES, F. C. Tutoria e identidade docente na educação a distância. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–15, 2020.

CHAVES, Rosana Cléia de Carvalho; RIZZATTI, Ivanise Maria; NASCIMENTO, Noelson Freitas. A percepção dos estudantes sobre a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 5, n. 3, p. 72–81, 2019.

COSTA, Joana Dias da et al. Tecnologias e educação: o uso das TIC como ferramentas essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 25034–25042, 2019.

COSTA, M. C.; SOUZA, M. A. S. de. O uso das tics no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “lago dos cisnes”. Revista Valore, Volta Redonda, v. 2, n. 2, p. 220-235, ago/dez, 2017.

COSTA, Tatiane Olivia Riffel da. Estudo sobre a contribuição dos aplicativos de celular na produção textual escolar de alunos do ensino médio. 2019. 49 f. Trabalho Conclusão de Curso (Especialização em Linguagens e Educação a Distância). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2019.

CYSNEIROS, Paulo G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, Lidie - Colômbia, v. 12, n.1, p. 11-24, 2002.

CZESZAK, Wanderlucy A. Alves Corrêa. Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 2, 2019.

DANTAS, S. G. M.; LIMA, S. DE C. A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado. Diálogo das Letras, v. 8, n. 3, p. 157-176, dez. 2019.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

DA SILVA OLIVEIRA, Izomar; DA COSTA, Jonas Bezerra. As TICs como instrumentos dinamizadores nos processos de ensino e aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 269-282, 2023.

DE LIMA, Lucinete Sabino; FERREIRA, Maria de Fátima Soares; SANTOS, Perciliano Gomes. Estratégias de compreensão de textos aplicadas na prática avaliativa do Ensino da Língua Portuguesa. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 254-262, 2023.

DE MORAIS, Aldair Coimbra. Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 90-107, 2022.

DIAS, Keila Ferraz de Araujo; SANTOS, Laila Fernanda dos. Uso das TICs no Ensino Fundamental: Ferramentas dinamizadoras no Ensino Remoto Emergencial. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29, 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 368-372.

DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Integrado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.

FARIA, Paulo. Integração Curricular das Tecnologias Educativas no Ensino da Língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita. Educação, Formação & Tecnologias, v. 1, n. 2, p. 11-20, 2008.

LIMA, Carina Maia Rodrigues; BARROSO, Maria Cleide da Silva. ICT as pedagogical support in chemistry teaching: teacher training possibilities and student inclusion. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-14, 2020.

LOURENÇO, Elisabete Mesquitela dos Santos. A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com necessidades especiais. 2019. 85 f. Trabalho de Projeto (Mestrado em Educação Especial). Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, 2019.

MACEDO, Marcia da Trindade; LEITE, Ederson Wilker Figueiredo. A internet na prática pedagógica: Google Docs como ferramentas de interação no processo ensino e aprendizagem. I Simpósio Internacional E IV Nacional De Tecnologias Digitais Na Educação, 2019, São Luiz. Anais... São Luís, MA: UFMA, 2019. p. 2284-2293.

MACHADO, Claudia. Integração das TIC no programa aprendizagem do SENAC: práticas e perspetivas dos alunos e professores. Educação e Tecnologia, v. 22, n. 3, p. 20-26, 2017.

MEDEIROS, Magnólia Maria & QUEIROZ, Maria Jane. TICs na educação: o uso de software livre na promoção da acessibilidade. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 19, p. 1-11, 2018.

MIRANDA, I. M.; MOURÃO, V. L. A.; A. LUISA BORBA GEDIEL. As tecnologias da informação e comunicação (tics) e os desafios da inclusão: a criação de aulas sinalizadas no contexto do ensino superior. Revista Periferia, Educação Cultura & Comunicação, v.9, n.1, p. 243-262, jan/jun, 2017.

OLIVEIRA, Estêvão Domingos Soares de; GÓES, Fernanda Karla Fernandes da Silva. O uso do google docs para aprendizagem colaborativa. Revista Campo do Saber, v. 7, n. 1, p. 71-79, 2021.

PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PEDRO, N. Integração Educativa das TIC: uma nova abordagem ao conceito. Educação, Formação & Tecnologias, v. 5, n. 1, p. 3-16, 2012.

PEREZ BENITEZ, Wilman Enrique and RICARDO BARRETO, Carmen Tulia. Fatores que influenciam a compreensão de leitura dos alunos do ensino fundamental e sua relação com as TIC. Íkala [online]. 2022, vol.27, n.2, pp.332-354. Epub May 31, 2022. ISSN 0123-3432. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n2a03.

PONTES, Edel Alexandre Silva. AS NOVAS TECNOLOGIAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ASSOCIADAS AOS PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROBLEMATIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE. REVISTA FOCO, v. 16, n. 6, p. e2183-e2183, 2023.

ROMEIRO, Ricardo Augusto Guimarães; GARCIA, Roberta Veloso; ROMÃO, Estaner Claro. O ensino de funções e a educação tecnológica: o simulador phet e o software winplot como facilitadores da aprendizagem. Caminhos da educação matemática em revista, v. 11, n. 2, 2021.

SILVA, Bento et al. Percepções dos alunos e dos professores face à integração de blogues em contexto sala de aula. In: Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga: CIEd - Universidade do Minho, p. 5914-5926, 2009.

SILVA, Bruna Arruda da. O uso pedagógico de TIC em Centro de Estudos de Línguas, no ensino público de Assis/SP. Revista Tecnologias na Educação, a. 5, n. 9, p. 1-13, dez. 2013.

SILVA, Jaciane Gomes Sousa de Lima. Novas tecnologias e gestão escolar: desafios e possibilidades. Anais V Congresso Nacional de Educação, v. 12, n. 7, p. 1-15, 2019.

SOARES Lucas de Vasconcelos & OLIVEIRA, Lílian Aquino. Gestão educacional e tecnologias de informação e comunicação: caminhos ao direito democrático e participativo em Óbidos/PA. ARTEFACTUM - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 19, n. 1, 2020.

SOUZA , J. C. M. M. de .; PEREIRA, C. C. . O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Diálogo das Letras, v. 9, n. 1, p. 34-67, 2020.

TAVARES, R. Animações Interativas Conceituais e Mapas Conceituais. Simpósio Nacional de Ensino de Física, 16., 2005a., Rio de Janeiro-RJ. Anais... Rio de Janeiro, 2006.

TEIXEIRA, Daiara Antonia de Oliveira; NASCIMENTO, Francisleile Lima. Ensino remoto: o uso do google meet na pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 7, n. 19, p. 44–61, 2021.

VIEIRA, Hélida Vasques Peixoto et al. O Uso de Aplicativos de Celular como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1 ESP, p. 125–138, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Nery, M. D. S. ., & Rolón, J. C. C. . (2023). A importância pedagógica da interface das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Opiniões de alunos, gestor escolar e professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Dr. Coracy Nunes, Macapá, Amapá, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 636–656. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/183