O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas realidades rural e urbana do Estado do Amapá

Autores

  • Maria do Socorro da Cruz Brito Universidade do Vale do Itají - UNIVALI
  • Alejandro Rafael Garcia Ramirez Universidade do Vale do Itají - UNIVALI

Palavras-chave:

Educação digital, Desigualdades Regionais, Urbano e Rural, TDIC

Resumo

O presente artigo, ao trazer a temática sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC nas realidades das escolas rural e urbana do estado do Amapá, apresenta uma breve abordagem sobre os principais aspectos que permeiam esse uso, destacando as principais diferenças, avanços e dificuldades existentes. Por estar situado na Amazônia Legal e compor seu espaço geográfico, a síntese faz alusão aos aspectos históricos, sociais, econômicos, culturais e legais que envolvem a temática em estudo.  Sua estrutura se configura a partir das concepções de renomados autores, destacando-se entre eles Cruz e Portella (2021), Silva (2017), Façanha (2019), Moran (2015), Almeida (2019), dentre outros autores que subsidiaram sua fundamentação teórica. A problemática se propôs a verificar se existem diferenças entre as escolas da zona rural e urbana em relação às estruturas físicas para o uso dos recursos tecnológicos? Quais são as políticas e diretrizes educacionais que defendem a qualidade do ensino e o uso das TDICs nas escolas brasileiras? Por ser uma pesquisa bibliográfica, de cunho documental, sua base legal tem como fundamento a legislação vigente pertinente, sendo que os dados levantados foram coletados de documentos relacionados à política de educação digital do estado do Amapá, destacando-se o Programa PIEC, instituído pela Portaria nº 1.117/2018, o Relatório de Monitoramento da Educação (2022) e o Plano Estadual de Educação (2015-2025). Os resultados apontam para enormes disparidades, estando as escolas da área rural muito aquém da realidade de educação digital almejada pela política pública nacional.

 

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Brito, M. do S. da C. ., & Ramirez, A. R. G. . (2023). O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas realidades rural e urbana do Estado do Amapá. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 657–672. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/184