Educação e Diversidade

Uma análise das experiências docentes referentes a inclusão social

Autores

  • Sandra Mara Carvalho Campelo Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Educação, Diversidade, Inclusão social

Resumo

Diversidade e educação são dois conceitos que vêm ganhado espaços de forma globalizada em todas as esferas educacionais e se estende nos demais ambientes institucionais. Sendo assim, é essencial compreender o que se entende por esses termos e também como é possível colocá-los em prática de forma eficaz seguindo princípios da educação e os direitos humanos. A educação promove o desenvolvimento humano integral em todas as suas dimensões. Já a diversidade está ligada à construção de ambientes plurais, em que há espaço para todos os perfis profissionais e sociais. Dessa maneira, abordar a diversidade na escola e dialogar com os estudantes sobre o assunto é fundamental para que eles aprendam a respeitar as diferenças desde cedo. Este trabalho, é mais um recorte bibliográfico da dissertação de mestrado apresentada pela aluna Sandra Mara à Universidad Autónoma de Asunción - UAA /PY, a qual teve como objetivo geral analisar a experiência docente no referente à inclusão social na rede estadual de ensino público na cidade de Belém do Pará / BR.

 

Biografia do Autor

Sandra Mara Carvalho Campelo, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Doutoranda e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Autônoma de Assunción – UAA / PY. Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade, Gestão Educacional e Neuropsicopedagogia, AEE.  

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF:

Senado Federal,1988.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Poliana Nascimento - 03/04/2019.

Disponível em: https://www.2.em1consultoria.com.br/base-nacional-comum-curricular-bncc/.

CAMPELO, Sandra Mara Carvalho. Desenvolvimento Docente e Inclusão social: Uma síntese do contexto histórico da formação docente no Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 79-89, 2023.

FERREIRA, W. B. et al. O desafio de promover Educação para Todos: contribuições da UNESCO no desenvolvimento docente para o uso de práticas de ensino inclusivas ADAPTA. A Revista Profissional da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama). UNESP, Rio Claro, ANO I, p. 05-08, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995 a.

http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/14/SeE11_EntrevistaHenrique.pdf?sequence=1.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Campelo, S. M. C. . (2024). Educação e Diversidade: Uma análise das experiências docentes referentes a inclusão social. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 33–39. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/186