A Importância da Música no aprendizado infantil

Autores

  • Amilton Soares Souza Empresa Carmoenergy
  • Antonio Fernando Santos Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Educação infantil, Musicalização, Processos de aprendizagem

Resumo

No cotidiano escolar a musicalização vai além do aprendizado e quando esta aliada ao movimento é capaz de ajudar crianças inibidas ou quando simplesmente apresenta algumas hiperatividade correlacionadas a algum problema de relacionar-se com os demais colegas. Para se trabalhar com a educação infantil, se faz necessário o uso de certos instrumentos e materiais colaborativos para este processo de aprendizagem, a escuta de determinadas obras musicais favorecem ao infante a curiosidade de experimentos, noções de som e silêncio, além da meditação a respeito da música como obra cultural do ser humano. Ensinar música é coisa muito séria. A lei (n° 11.769, sancionada 18 de agosto de 2008) garante a educação musical na escola, mas é essencial que as escolas de música formem professores capacitados para atender esses alunos e garantir uma ótima qualidade de ensino. É preciso preocupar-se também com relação à formação das crianças, não apenas com o ensino dos conhecimentos sistematizados, mas correlaciona-los e inseri-los de certa forma com o ensino de expressões, movimentos corporais e percepção. Este trabalho, trata-se de um recorte bibliográfico, de cunho e abordagem qualitativa, a qual busca-se entender a importância da música no aprendizado das crianças frequentadoras da educação infantil.

 

Biografia do Autor

Amilton Soares Souza, Empresa Carmoenergy

Graduado em Matemática pela Universidade Tiradentes – UNIT / Aracaju – SE, Graduando em Eng. Mecânica pela Faculdade Cruzeiro do Sul polo Aracaju – SE, Educador social pela Escolinha de Reforço Arco-Ires / Carmópolis – SE,  Técnico de Planejamento e Programação da Manutenção da MMEE – Manutenção Mecânica de Equipamentos Estáticos / Empresa Carmoenergy – Carmopolis – SE. 

Antonio Fernando Santos, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Babalorixá, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental – UTIC, Assunção / PY. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana – UNINTER, em Assunção / PY. Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena com Habilitação em Administração Escolar pela Faculdade São Luís de França – FSLF / Aracaju SE. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior – FSLF / Aracaju SE. Membro Correspondente da Academia Canindeense de Letras e Artes – ACLAS, no município de Canindé de São Francisco/SE. Consultor Pedagógico e Empresarial. 

Referências

ALMEIDA, R. A História da Música Brasileira. Universidade do Texas, F. Briguiet: 2007.

BRASIL. Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dispões sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica, Brasília, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Artes. V.6. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Editora do Brasil.

BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Volume 1. 2006.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. Propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003.

CHIARELLI, L. K. M.; BARRETO, S. DE J. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte. n. 3, 2005

CORREIA, Marcos Antônio. Música na Educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária, União da Vitória, PR, n. 6, p. 83-87, 2010. Publicação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. ISSN 1519-745-X.

DE MORAIS, Aldair Coimbra. Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 90-107, 2022.

DE SOUZA, Luciana Santos et al. A importância da música na Educação Infantil: uma análise baseada em evidências. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 429-436, 2023.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e Fios. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

GARCIA, Regina (Org). Múltiplas linguagens na vida- Por que não múltiplas l linguagens na escola? Rio de Janeiro DP&A. 2000 p. 7-16

GRANJA, C. E. S. C. Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação/2. Ed.- Escrituras editora, 2010.

MARTINS, R. P. L. Contribuição da música no desenvolvimento das habilidades motoras e da linguagem de um bebê: um estudo de caso. 2004.

OLIVEIRA, M. de S. L.; BERNARDES, M. J.; RODRIGUEZ, M. A. M. A música na creche. In: ROSSETI-FERREIRA, M. C. et all (Orgs.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 1998. p. 103-104.

ROMANELLI, G. Como a música conversa com as outras áreas do conhecimento. Revista Aprendizagem, Pinhais, n.14, p.24-25, 2009.

SILVA, Leda Maria Giuffrida. A expressão musical para crianças de pré escola. Revista Idéias. São Paulo, n. 10, p. 88-96, 2010.

YOGI, Chizuko. Aprendendo e Brincando com música e com jogos. Belo Horizonte: Fapi, 2003.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Souza, A. S. ., & Santos, A. F. . (2024). A Importância da Música no aprendizado infantil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 40–53. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/187