Internacionalização da Educação Superior

estudantes estrangeiros de pós-graduação na Universidad Autónoma de Asunción

Autores

  • Daniela Ruiz Diaz Universidad Autónoma de Asunción – UAA
  • Faruk Maracajá Napy Charara Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Internacionalização da educação, mobilidade estudantil, estudante estrangeiro

Resumo

Esse trabalho investigou as experiências, motivações e os aspectos positivos e negativos dos estudantes estrangeiros de pós-graduação buscarem os cursos de mestrado e doutorado em ciências da educação na Universidad Autônoma de Asunción no Paraguay. Descrevendo também a percepção dos docentes da Universidade em relação aos estudantes estrangeiros e registrado também a percepção em relação ao ensino superior no Paraguay, mais especificamente em suas experiências na Universidad Autônoma de Asunción. Trata-se, portanto, de uma pesquisa não experimental, descritiva, de corte transversal com enfoque misto. Para alcançar os resultados foram aplicados questionários semiestruturados com cem estudantes dos cursos de mestrado e doutorado em ciências da educação e com dez professores da Universidade. Foram realizadas duas entrevistas, uma com a reitora e outra com a decana da Facultad de Ciencias de la Educación y la Comunicación. Como resultados a pesquisa nos mostra que 97% dos estudantes estrangeiros são brasileiros, entre eles predomina o gênero feminino com o percentual de 67%. 57% dos estudantes apontaram que a o intercâmbio cultural é o principal aspecto positivo de estudar em outro pais. 40% dos estudantes afirma que a falta de domínio do idioma espanhol é a maior dificuldade encontrada para realizarem seus estudos.

 

Biografia do Autor

Daniela Ruiz Diaz, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Doctora en Psicología. Universidad Nacional de Asunción, Magister en Educación, con énfasis en Docencia Universitaria. Universidad Americana, Licenciada y Doctora en Psicología Clínica. Universidad Nacional de Asunción, Psicóloga. Universidad Mayor de San Andrés (La Paz, Bolivia), Docente titular en programas de postgrados nacionales e internacionales en la Universidad Autónoma de Asunción. 

Faruk Maracajá Napy Charara, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Graduado em Geografia Lincenciatura plena pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB,  Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma del Sur – UNASUR / Py . Doutor Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Assunción – UAA / Py,  Universidad Autónoma de Asunción-Paraguay, Docente da educação básica na E.M.E.F: Antenor Navarro, João Pessoa – PB e E.E.E.F e M José Pinheiro, Campina Grande – PB.

Referências

Fulquet, G. A. El proyecto educativo del MERCOSUR y los debates en torno a internacionalización de la educación superior (Doctoral dissertation, Universidad del Salvador), 2020.

Hernández-Sampieri, R., Fernandez, C., & Baptista, M. Metodologia de la investigación MGH Education. Sexta edição, 2014.

Marco de acción prioritaria para el cambio y el desarrollo de la educación superior.

Paris:Unesco, 1998b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000113760_spaMERCOSUL. Setor Educacional. Protocolo de Intenções. Brasília: MERCOSUL. SEM, 1991.

Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

Simmel, G. O estrangeiro. Sociologia. Editora: Ática, 182-188, 1983.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Diaz, D. R. ., & Charara, F. M. N. . (2024). Internacionalização da Educação Superior: estudantes estrangeiros de pós-graduação na Universidad Autónoma de Asunción. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 54–63. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/188