Internacionalização da Educação Superior
estudantes estrangeiros de pós-graduação na Universidad Autónoma de Asunción
Palavras-chave:
Internacionalização da educação, mobilidade estudantil, estudante estrangeiroResumo
Esse trabalho investigou as experiências, motivações e os aspectos positivos e negativos dos estudantes estrangeiros de pós-graduação buscarem os cursos de mestrado e doutorado em ciências da educação na Universidad Autônoma de Asunción no Paraguay. Descrevendo também a percepção dos docentes da Universidade em relação aos estudantes estrangeiros e registrado também a percepção em relação ao ensino superior no Paraguay, mais especificamente em suas experiências na Universidad Autônoma de Asunción. Trata-se, portanto, de uma pesquisa não experimental, descritiva, de corte transversal com enfoque misto. Para alcançar os resultados foram aplicados questionários semiestruturados com cem estudantes dos cursos de mestrado e doutorado em ciências da educação e com dez professores da Universidade. Foram realizadas duas entrevistas, uma com a reitora e outra com a decana da Facultad de Ciencias de la Educación y la Comunicación. Como resultados a pesquisa nos mostra que 97% dos estudantes estrangeiros são brasileiros, entre eles predomina o gênero feminino com o percentual de 67%. 57% dos estudantes apontaram que a o intercâmbio cultural é o principal aspecto positivo de estudar em outro pais. 40% dos estudantes afirma que a falta de domínio do idioma espanhol é a maior dificuldade encontrada para realizarem seus estudos.
Referências
Fulquet, G. A. El proyecto educativo del MERCOSUR y los debates en torno a internacionalización de la educación superior (Doctoral dissertation, Universidad del Salvador), 2020.
Hernández-Sampieri, R., Fernandez, C., & Baptista, M. Metodologia de la investigación MGH Education. Sexta edição, 2014.
Marco de acción prioritaria para el cambio y el desarrollo de la educación superior.
Paris:Unesco, 1998b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000113760_spaMERCOSUL. Setor Educacional. Protocolo de Intenções. Brasília: MERCOSUL. SEM, 1991.
Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
Simmel, G. O estrangeiro. Sociologia. Editora: Ática, 182-188, 1983.