Educação de jovens e adultos

Um contexto histórico e legal

Autores

  • João Duarte Pereira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão escolar, Analfabetismo

Resumo

O tema apresentado é de grande importante para o mundo acadêmico, pois possibilita relacionar os fatores sociais e pedagógicos que colaboram com a evasão escolar na modalidade educação de jovens e adultos. O sistema de ensino no Brasil vem, contraditoriamente, gerando analfabetos e apresentando uma absoluta incapacidade de reter os alunos nas escolas. O problema da retenção nos remete à questão da seletividade social dentro da escola. A evasão escolar são fenômenos muito antigos, e persistem a décadas em nosso país, carregando um histórico negativo, onde a escola quase nunca é responsabilizada por este problema, ela é vista sempre como fator extraescolar. O referido trabalho faz parte de um estudo para conclusão de pós grado stricto senso (mestrado) na área de Ciências da Educação, a onde teve como objetivo:   Relacionar os fatores sociais e pedagógicos que colaboram com a evasão escolar na modalidade da educação de Jovens e Adultos, nas escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Porto Velho/RO. Buscando traçar os passos da educação, destacando o contexto histórico da educação de jovens e adultos, a educação em Porto Velho, as dificuldades dos alunos na Educação de Jovens e Adultos, a prática docente, assim como o currículo da EJA, dentre outros aspectos relevantes.

 

Biografia do Autor

João Duarte Pereira , Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena com habilitação em Adm. Escolar pela UFPE, Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC. 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (2001) O que é Educação. 24. ed. São Paulo: Coleção Primeiros Passos, Brasiliense.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

BRASIL. 1996. Lei n.º 9424, de 1996. Cria Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

BRASIL. 1971. Lei n.º 5692, de 1971. Diretrizes e bases para ensino de 1º e 2º graus. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

BRASIL. 2000. Resolução n.º 01, 5 de julho de 2000, Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Brasília.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Parecer n.º 11, 7 de junho de 2000. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Brasília.

BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais: educação Física. Brasília, 1997.

BRASIL. Indicadores de educação no Brasil. Boletim. Assessoria de Comunicação Social. BRASIL, 29 fev. 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. MEC/Unesco. Educação de Jovens e Adultos – Uma memória contemporânea. Organização de Jane Paiva; Maria Margarida Machado; Timothy Ireland. Brasília: Unesco, 2003.

BRASIL. MEC/Unesco. Educação de Jovens e Adultos – Uma memória contemporânea. Organização de Jane Paiva; Maria Margarida Machado; Timothy Ireland. Brasília: Unesco, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. Introdução. Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão de Investimento em Saúde. Projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem. Fundação Oswaldo Cruz. Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação Física. Brasília, 1997.

BRASIL. Indicadores de educação no Brasil. Boletim. Assessoria de Comunicação Social - BRASIL, 29 fev. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série: introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

DA SILVA SANTOS, Victor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 237-245, 2023.

DE LIMA, Raimunda Vieira et al. Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 197-209, 2022.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

PEREIRA, Reginaldo de Lima. SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Educação de Jovens e Adultos: da história de vida dos alunos aos problemas da interpretação da linguagem matemática. 2004

GADOTTI, Moacir; ROMAO, José E. (orgs.) Autonomia da Escola: princípios propostas. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Pereira , J. D. (2024). Educação de jovens e adultos: Um contexto histórico e legal. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 64–76. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/189