Ensino Híbrido

novas perspectivas rumo ao metaverso

Autores

  • Ligiane Corrêa de Sousa Universidad Americana, PY

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Metaverso, Novas Perspectivas

Resumo

A transformação digital acelerada pela pandemia de covid 19 entre os anos de 2020 a 2022 influenciou diretamente mudanças disruptivas nos diversos setores da sociedade. Contudo, na educação acelerou a evolução das tecnologias que facilitam o acesso à informação e métodos de aprendizagem para o ensino online e presencial, devido a isso as escolas e universidades começam a seguir com inovação no aprendizado. A informação corre cada vez mais rápido, isso é visível na palma da mão com a comunicação em tempo real. A implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação no dia a dia vem causando diversas alterações nas culturas sociais e organizacionais. Este artigo mostra como essas tecnologias devem auxiliar na formação dos futuros profissionais, como a demanda tecnológica do metaverso que exige uma nova forma de construir conhecimentos, pensamentos críticos e o mais fundamental a visão holística das coisas. Baseado em estudos bibliográficos, esta pesquisa pôde apresentar as mudanças promissoras que o ensino híbrido tem a capacidade de promover e a importância destas para o novo contexto da indústria 4.0 e do metaverso. Dessa forma a quebra dos paradigmas é necessária, tanto da parte do docente, discente, e das instituições de ensino para que haja uma real evolução no cenário educacional e profissional. Resultados apontam que o futuro do ensino híbrido associado a tecnologia de realidade virtual provocado pelo metaverso, podem promover um ensino imersivo na narrativa digital da rotina estudantil online.

 

Biografia do Autor

Ligiane Corrêa de Sousa , Universidad Americana, PY

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidad Americana - PY, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Metodologia e Gestão para Ead. Especialista em Marketing. Professora Universitária. Facilitadora de Educação Corporativa, Consultora e Mentora de Negócios, Palestrante nas áreas de Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e RH pela LC Educação Corporativa. Avaliadora e mentora de startups pela Fundação Certi e Inovativa Brasil. Criadora do método de aceleração de negócios femininos Turma do Batom. 

Referências

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R. M. de M. Tecnologia de informação e desempenho empresarial. As dimensões de seu uso e sua relação com os benefícios do negócio. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ALVARELI, L. V. G.; OLIVEIRA, W. de. Formação tecnológica de professores e complexidade: reflexões para uma nova compreensão sobre a função docente. Disponível em <http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1601/825>. Acesso em: 05 de agosto de 2022.

ALVES, L. R. G.; PRETTO N. L. Escola: um espaço de aprendizagem sem prazer? Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/304011369_Escola_um_espaco_de_aprendizagem_sem_prazer> Acesso em: 06 de agosto de 2022.

ARAÚJO, U. F. Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G.; BARBOSA, A. F. Inclusão das tecnologias de informação e comunicação na educação através de projetos, São Paulo, 2004. Disponíve-lem:<http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/arts/inclus%C3%A3o%20das%20tecnologias.pdf > Acesso em: 06 de agosto de 2022.

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. (Org). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. São Paulo: Penso, 2015.

BLIKSTEIN, P. O mito do mau aluno e porque o Brasil pode ser o líder mundial de uma revolução educacional. Disponível em <http://www.blikstein.com/paulo/documents/books/ Blikstein-Brasil_pode_ser_lider_mundial_em_ educacao.pdf >. Acesso em: 05 de agosto de 2022.

BOAS, A. A. V.; ANDRADE, R. O. B. de. Gestão estratégica de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CASSIOLATO, J; et. al. Globalização e Inovação. Disponível em <http://www.ie.ufrj.br/redesist/P1/texto/NT01.PDF>. Acessado em: 06 de agosto de 2022.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel das organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2014.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. [s.l: s.n], 2013. Disponível em <https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf>. Acesso em: 05 de agosto de 2022.

COELHO, P. M. N.; Rumo à Indústria 4.0. Dissertação (Mestrado em Engenharia e gestão industrial) – Faculdade de ciências e tecnologias, Coimbra, 2016. Disponível em < https://estudogeral.sib.uc.pt.pdf>. Acesso em: 06 de agosto de 2022.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

DA SILVA SANTOS, Victor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 237-245, 2023.

DURÃES, M. N. Educação técnica e educação tecnológica múltiplos significados no contexto da educação profissional. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9365/6716>. Acesso em: 13 de maio de 2022.

FÜHR, R. C. O dilúvio digital e seus impactos na educação 4.0 e na indústria 4.0. In: FOSSATI, P.; JUNG, H.S.(Org). Investigação em governança universitária: memórias, 2018. Disponí-vel:em<https://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/livros/investigacao_em_governanca_universitaria_vol_2.pdf>Acesso em: 13 de maio de 2022.

GHOSHAL, Sumantra; TANURE, Betania. Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras de sucesso: estudos de caso. 13ª reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011.

ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; GEEST, Y. V. Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). Tradução de Gerson Yamagami. São Paulo: HSM Editora, 2015.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus, 2003.

MALHEIROS, B. T. Didática geral. (Org: Ramal, A.). Rio de Janeiro: LTC, 2015.

MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MATTOS, J.; GUIMARÃES, L. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Saraiva, 2005.

MORAN, J. M. Novos modelos de sala de aula. Educatrix, n. 7, p. 33-37, 2014.

MORGAN, G. Imagens da Organização. 2ª ed. Trad. 4ª reimp. São Paulo: atlas, 2006.

NOVAIS, I. de A. M. Ensino Híbrido: Estado do conhecimento das produções científicas no período de 2006 a 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências humanas, letras e artes, Maringá, 20017.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf >. Acesso em: 10 de maio de 2022.

SILVA, Dayse Veloso. As novas formas de trabalho para professores da Educação Básica em meio a pandemia. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 449-455, 2023.

SILVA, J. R. A. e. Gestão de negócios: planejamento e organização para indústria. São Paulo: Érica, 2018.

SILVA, M. H. F. M. da. A formação e o papel do aluno em sala de aula na atualidade, 2011. Disponível em<http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos.pdf>. Acesso em: 22 de maio de 2022.

SILVA, R. A. da S.; CAMARGO, A. L. A cultura escolar na era digital. O impacto da aceleração tecnológica da relação professor-aluno, no currículo e na organização escolar, p. 169-190. In BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. (Org). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. São Paulo: Penso, 2015.

SOUZA, P. dos S.; SOUZA N. da S. In: AMORIN, F. R. A. Educação na atualidade: inter-disciplinaridade e práticas pedagógicas. Congresso nordestino de educação (CONED). Parnaíba, 2019.

TEIGA, A. J. Gestão de pessoas. 1.ed., rev. e atual. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

WELLEN H.; WELLEN H. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Ibpex, 2012.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Sousa , L. C. de. (2024). Ensino Híbrido: novas perspectivas rumo ao metaverso. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 77–88. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/190