Diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica
algumas contribuições
Palavras-chave:
Diagnóstico, Planejamento, Intervenção, AvaliaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica e as contribuições deste trabalho na superação e potencialização do processo de ensino aprendizagem. Tomando como contexto uma escola local com vistas a ressaltar aspectos do trabalho com alunos do 9º ano A e 9º ano B, do Ensino Fundamental. A discussão destaca a importante questão do planejamento a partir da ênfase no diagnóstico, na definição de metodologias e na organização da intervenção pedagógica, como elemento importante do trabalho educativo e melhoria do ensino. Contribui no campo do ensino da educação por oferecer reflexões que perpassam uma experiência coletiva no ensino de língua portuguesa, explicita detalhadamente aspectos da metodologia pensada a partir de exame das aprendizagens dos estudantes. Foi realizado um diagnóstico através de uma avaliação interna para verificar em qual nível de aprendizagem encontravam-se os alunos em relação à referida disciplina. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se um plano de intervenção pedagógica para superar as dificuldades apresentadas. Para que os resultados fossem alcançados foram utilizados como métodos a Sequência Didática, Pesquisas e Aulas de Teatro. As reflexões aqui apresentadas emergem de observações e análises realizadas a partir da prática, ressaltando que o planejamento para colaborar com uma prática pedagógica eficiente será precedido do diagnóstico sendo este o elemento que permite ao professor verificar em qual nível de aprendizagem o aluno se encontra e a partir destes resultados, intervir para que os mesmos pudessem obter avanços na aprendizagem. Para avaliar os resultados alcançados foi realizada análise quantitativa e qualitativa dos caminhos de aprendizagem percorridos, onde se obteve um avanço no número de alunos proficientes nesta turma.
Referências
DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Integrado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.
FERRARI, Márcio. Entrevista com Cipriano Carlos Luckesi, 2006.
JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 324-341, 2023.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.
LOPES, A. O. Repensando a Didática. São Paulo: Papirus, 1988.
MEMORIAS LITERÁRIAS: Entrevistas com idosos. Eebfeddersen. Youtub.25 de set de 2010.3min10s.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular, 2019.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.192 p.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Dia a dia da Educação: Avaliação e Intervenção Pedagógica - Parte 1, 2 e 3 - Entrevista com Celso Vasconcellos concedida à área de linguagens do Colégio Santa Marcelina (SP) em setembro de 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar- Porto Alegre: Artmed,1998. 224 p.