Diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica

algumas contribuições

Autores

  • Maria do Rosário Alves de Jesus Universidade do Estado da Bahia/UNEB
  • Samira Silva da Rocha Universidade Norte do Paraná

Palavras-chave:

Diagnóstico, Planejamento, Intervenção, Avaliação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica e as contribuições deste trabalho na superação e potencialização do processo de ensino aprendizagem. Tomando como contexto uma escola local com vistas a ressaltar aspectos do trabalho com alunos do 9º ano A e 9º ano B, do Ensino Fundamental. A discussão destaca a importante questão do planejamento a partir da ênfase no diagnóstico, na definição de metodologias e na organização da intervenção pedagógica, como elemento importante do trabalho educativo e melhoria do ensino. Contribui no campo do ensino da educação por oferecer reflexões que perpassam uma experiência coletiva no ensino de língua portuguesa, explicita detalhadamente aspectos da metodologia pensada a partir de exame das aprendizagens dos estudantes. Foi realizado um diagnóstico através de uma avaliação interna para verificar em qual nível de aprendizagem encontravam-se os alunos em relação à referida disciplina. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se um plano de intervenção pedagógica para superar as dificuldades apresentadas. Para que os resultados fossem alcançados foram utilizados como métodos a Sequência Didática, Pesquisas e Aulas de Teatro. As reflexões aqui apresentadas emergem de observações e análises realizadas a partir da prática, ressaltando que o planejamento para colaborar com uma prática pedagógica eficiente será precedido do diagnóstico sendo este o elemento que permite ao professor verificar em qual nível de aprendizagem o aluno se encontra e a partir destes resultados, intervir para que os mesmos pudessem obter avanços na aprendizagem. Para avaliar os resultados alcançados foi realizada análise quantitativa e qualitativa dos caminhos de aprendizagem percorridos, onde se obteve um avanço no número de alunos proficientes nesta turma.

 

Biografia do Autor

Maria do Rosário Alves de Jesus, Universidade do Estado da Bahia/UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC, Título reconhecido pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Graduada em Pedagogia pela Universidade Salvador. Tem experiência na área de Educação, Pós-graduada em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Gestão Escolar e Orientação Educacional e também em História e Geografia do Brasil pela Faculdade Ávila e pela Faculdade Católica de Anápolis. Atuações e experiências como diretora escolar, coordenadora escolar e atualmente está como Professora do ensino fundamental, series finais. 

Samira Silva da Rocha, Universidade Norte do Paraná

Licenciatura em pedagogia pela Unopar (Universidade Norte do Paraná), Pós graduada em Letras pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências – IESFAC / Salvador - BA; Possui formação continuada em prática de alfabetização e noções básicas de primeiros socorros, Técnica em segurança do trabalho, Acadêmica do curso Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Referências

DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Integrado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.

FERRARI, Márcio. Entrevista com Cipriano Carlos Luckesi, 2006.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 324-341, 2023.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.

LOPES, A. O. Repensando a Didática. São Paulo: Papirus, 1988.

MEMORIAS LITERÁRIAS: Entrevistas com idosos. Eebfeddersen. Youtub.25 de set de 2010.3min10s.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular, 2019.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.192 p.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Dia a dia da Educação: Avaliação e Intervenção Pedagógica - Parte 1, 2 e 3 - Entrevista com Celso Vasconcellos concedida à área de linguagens do Colégio Santa Marcelina (SP) em setembro de 2008.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar- Porto Alegre: Artmed,1998. 224 p.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Jesus, M. do R. A. de, & Rocha, S. S. da . (2024). Diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica: algumas contribuições. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 89–100. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/191