Entre o brincar e o aprender:

a importância da ludicidade na inclusão do aluno autista nos anos iniciais do ensino fundamental.

Autores

  • Antonio Wadan Gomes Cavalcante Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Cristiana Capistrano Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Autismo, Educação Especial, Ludicidade

Resumo

Esta pesquisa versa sobre a importância da inclusão da criança autista nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma perspectiva lúdica aplicada ao contexto escolar. Para tanto, toma-se como embasamento para corroborar com esta pesquisa, os estudos de: Bacelar (2009), Brasil (1988), Oliveira (2020), entre outros. Dessa forma, essa pesquisa tem com objetivo geral, investigar a importância das atividades lúdicas no processo de construção do conhecimento da criança autista nos anos iniciais e, como objetivos específicos: elucidar as contribuições positivas do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de crianças autistas, ainda, enfatizar a importância do conhecimento acerca da ludicidade no processo de formação do professor dos anos iniciais, a partir de uma pesquisa de cunho qualitativa tendo como base coleta de dados realizada em campo. Contudo, concluímos que a ludicidade pode trazer muitos benefícios na educação do aluno autista e, desse modo, contribui de maneira significativa no processo de desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portanto, no que tange a formação do professor, evidenciamos que seja profícuo promover estratégias pedagógicas pensadas, alinhadas e adaptadas de acordo com as singularidades dos sujeitos, em que acolham todos e consigamos alcançar a desejada inclusão escolar.

Biografia do Autor

Antonio Wadan Gomes Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. Licenciado em Letras - português pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Licenciado em Letras - Libras pela Uniasselvi. Especialista no ensino de língua portuguesa e espanhola pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Libras - Faculdade Venda Nova do Imigrante - Faveni. Especialista em Educação do Campo - Instituto Federal do Ceará - IFCE. Tem interesse por estudos relacionados à educação de estudantes surdos e inclusão escolar e social de pessoas com deficiência. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e Surdez: teoria e prática docente. Professor efetivo da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús - FAEC/UECE. Professor de língua portuguesa da educação básica da rede estadual do Ceará.

Cristiana Capistrano, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Estudante da Universidade Estadual do Ceará - UECE

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Cavalcante, A. W. G. ., & Capistrano, C. . (2024). Entre o brincar e o aprender: : a importância da ludicidade na inclusão do aluno autista nos anos iniciais do ensino fundamental . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 174–184. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/193