Entre o brincar e o aprender:
a importância da ludicidade na inclusão do aluno autista nos anos iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave:
Autismo, Educação Especial, LudicidadeResumo
Esta pesquisa versa sobre a importância da inclusão da criança autista nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma perspectiva lúdica aplicada ao contexto escolar. Para tanto, toma-se como embasamento para corroborar com esta pesquisa, os estudos de: Bacelar (2009), Brasil (1988), Oliveira (2020), entre outros. Dessa forma, essa pesquisa tem com objetivo geral, investigar a importância das atividades lúdicas no processo de construção do conhecimento da criança autista nos anos iniciais e, como objetivos específicos: elucidar as contribuições positivas do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de crianças autistas, ainda, enfatizar a importância do conhecimento acerca da ludicidade no processo de formação do professor dos anos iniciais, a partir de uma pesquisa de cunho qualitativa tendo como base coleta de dados realizada em campo. Contudo, concluímos que a ludicidade pode trazer muitos benefícios na educação do aluno autista e, desse modo, contribui de maneira significativa no processo de desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portanto, no que tange a formação do professor, evidenciamos que seja profícuo promover estratégias pedagógicas pensadas, alinhadas e adaptadas de acordo com as singularidades dos sujeitos, em que acolham todos e consigamos alcançar a desejada inclusão escolar.
Referências
AGUIAR, J.S. Jogos para o ensino de conceitos. Campinas: Papirus, 1998.
BACELAR, Vera Lúcia da Encarnação. Ludicidade e educação infantil / Vera Lúcia da Encarnação Bacelar. Salvador: EDUFBA, 2009. 144 p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Atlas, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica / Secretaria de Educação Especial - MEC; SEESP, 2001. p. 79. Disponível em: Livro (mec.gov.br). Acesso em: 06 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). http://portal. mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso: 08 jul. 2023.
BOSA, Cleonice. Autismo: intervenções psicoeducacionais. In: Brazilian Journal of Psychiatry, maio/2006.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcin o; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FUMEGALLI, Rita de Cássia de Ávila. Inclusão escolar: O desafio de uma educação para todos? Ijuí, 2012 – Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/716/rita%20m onografia.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 jun. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Entrevista. In: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em <https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas- de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em 29 de jun. 2023.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica / Elisa Pereira Gonsalves. -- Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
KISHIMOTO, TizukoMorchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MATOS, Marcela Moura. O lúdico na formação do educador: contribuições na educação infantil. Cairu em Revista. Jan 2013, Ano 02, n° 02, p. 133-142. Disponível em: http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2013_1/09_LUD_FOR_EDU_133_142.pd f Acesso em: 31 de jun. de 2023.
MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: guia prático / Ana Maria S. Ros de Mello; 7. ed colaboração: Marialice de Castro Vatavuk. 6. ed. São Paulo: AMA; Brasília: CORDE, 2007. 104 p. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/biblioteca_em_saude/ 055_material_s aude_livro_autismo.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
MENDES, Maria Aline Silva. A importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças autistas. Brasília, 2015.
OLIVEIRA, Carolina. Um retrato do autismo no Brasil. A USP e a cidade de São Paulo. Revista Espaço Aberto, São Paulo, Abril 2015. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil. Acesso em: 24 mai. 2023.
SANTOS, Marli dos Santos (org). O lúdico na formação de educador. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2007.
SASSAKI, Romeu K. Inclusão: o paradigma do século XXI. In: Revista da Educação Especial. Brasília. Secretaria de Educação Especial, v.1, n.1, outubro, p. 19-23, 2013.
SILVA, Daiana Cristina; VARANI, Adriana. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.
SOUSA, Maria Josiane Sousa de. Professor e o autismo: desafios de uma inclusão com qualidade. 2015. 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) —Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
SUZUKI, Juliana Teles Faria [et al.]. Ludicidade e Educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
VAGULA, Edilaine; MALZINOTI, Sandra Cristina. Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais. Londrina: UNOPAR, 2014.
VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.