Voto eletrônico nas eleições e o programa eleitor do futuro

Autores

  • Ana Cristina Ferreira da Paz Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Voto, Urna, Democracia, Cidadania

Resumo

O objetivo do artigo consistiu-se em analisar o voto eletrônico nas eleições e do Programa Eleitor do Futuro. Buscou-se organizar uma revisão de literaturas utilizando a pesquisa bibliográfica de natureza explicativa e abordagem qualitativa. Os resultados e discussões apresentaram análises sobre o voto eletrônico no Brasil e suas legislações, as características operacionais do Programa Eleitor do Futuro; e as implicações para a cidadania e democracia no século XXI. Concluiu-se que ao capacitar os participantes a compreenderem os princípios fundamentais da democracia e incentivá-los a participar ativamente nos processos eleitorais, o Programa Eleitor do Futuro não apenas contribui para fortalecer as instituições democráticas locais, mas também prepara uma geração de líderes éticos, informados e comprometidos com o bem comum. Em um momento em que a confiança nas instituições democráticas é fundamental, o Programa Eleitor do Futuro se destaca como um farol, promovendo a participação cidadã, a transparência e a responsabilidade. Seu impacto vai além das salas de aula, influenciando a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e resiliente.

 

Biografia do Autor

Ana Cristina Ferreira da Paz, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Doctorado en Derecho internacional pela Unversidad Auntonoma de Asunción. 

Referências

BRAGANÇA, F. O progresso da justiça digital no Brasil: da urna eletrônica ao programa 4.0. Revista Eletrônica de Direito Processual, [S. l.], v. 24, n. 3, 2023.

CASTRO, R. et al . Comunicação política, fake news e redes sociais: uma revisão sistemática da literatura. Postdata, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 27, n. 1, p. 48-63, 2022.

FONSECA JÚNIOR, E. J. Atividade do juiz eleitoral e Fake News: uma revisão da literatura e percepção sobre a prática. Orientadora: Sônia Cristina Lima Chaves. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

HAN, B., C. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Editora Vozes, 2019. p. 27-33, 130-131.

SOUZA, V. P. G. de. Como se fomenta ou se barra reformas eleitorais? Uma revisão de escopo. Revista de Sociologia e Política [online]. v. 31, n. 1, p. 14-29, 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-18

Como Citar

Paz, A. C. F. da . (2024). Voto eletrônico nas eleições e o programa eleitor do futuro. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 101–111. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/194