A Importância da Educação Ambiental nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável

Autores

  • Dionizio Ferreira Serra Junior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rosa Cristina de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rutineia Santos dos Baldassini Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Educação ambiental, Escolas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância e as contribuições da educação ambiental desenvolvida pelas escolas, visando a promoção do desenvolvimento sustentável. O processo de implantação da educação ambiental nas instituições escolares pode contribuir de maneira eficaz para a conquista e construção de uma sociedade mais sustentável. Na atualidade, muitos debates nacionais e mundiais acerca do meio ambiente vêm ocorrendo mais intensamente, desta forma, percebe-se que as escolas podem se tornar aliadas, para que seja alcançado um desenvolvimento sustentável, enquanto espaços destinados à conscientização ambiental, com desenvolvimento do senso crítico, incentivando a conservação e o respeito à vida, mudanças de comportamentos e a disseminação de práticas novas relacionadas ao uso dos recursos naturais. Esta pesquisa parte da compreensão que, através da educação ambiental, se torna possível propiciar um futuro sustentável. Para alcançar os objetivos que foram estabelecidos, a pesquisa adotou a metodologia de pesquisa bibliográfica, pois o método escolhido permitiu a compreensão da temática e também a elaboração teórica deste artigo. Através do desenvolvimento desta pesquisa, verificou-se a importância de se trabalhar a educação ambiental para desenvolver o pensamento crítico e reflexivo acerca das relações ocorridas na sociedade que atingem a esfera ambiental. Neste sentido, se faz necessário o preparo dos professores para trabalhar a educação ambiental, permitindo que os alunos obtenham conhecimentos sobre as questões ambientais e desta forma, possam atuar buscando um futuro sustentável para a sociedade contemporânea.

 

Biografia do Autor

Dionizio Ferreira Serra Junior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Professor de Química da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC-AM.

Rosa Cristina de Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Professora de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC-AM.

Rutineia Santos dos Baldassini, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Professora de Biologia da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espirito Santo, SEDU-ES.

Referências

ARANTES, Ana Paula Felix; DA SILVA, Leandro Monteiro; DA SILVA, Luana Carvalho. Projeto “Xô Dengue”: iniciativa de educação ambiental em um colégio da rede pública de ensino do estado de Goiás. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 69-78, 2023.

BARBA, Clarides Henrich de. LOPES, Ana Paula Batista. A Educação Ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no Instituto Federal do Amazonas – Campus Humaitá. ISSN 1982-7199. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271993768. Revista Ele-trônica de Educação, v. 14, 1-20, e3768014, jan./dez. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Câmara Federal, 1988.

BRASIL. Resolução CNE n. 2, de 7 abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacio-nais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curricu-lares nacionais para a educação ambiental. Brasília: MEC, 2012.

CARVALHO, Guilherme Nogueira de. SOUSA, Inaldo Moreno de. A importância da edu-cação ambiental para a sustentabilidade. Maceió: VII Congresso Nacional de Educação, 2020.

CHAVES, Rebeca Gomes. Educação para o desenvolvimento sustentável: práticas de edu-cação ambiental no ensino público fundamental das escolas de Fortaleza-CE; Fortaleza: UFC, 2017.

HENRIQUES, Ricardo. Educação ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília: MEC, 2016.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

KATAOKA, Adriana Massaê. Educação ambiental: da pesquisa à extensão em três escolas de ensino fundamental, Guarapuava - Paraná. Ambiência: Revista do setor de ciências agrárias e ambientais. Ano 2014, mês AGO, p. 399-409.

OLIVEIRA, Chrizian Karoline. SAYEB, Daniele. RODRIGUES, Daniela Gureski. A Educa-ção Ambiental e a Prática Pedagógica: um diálogo necessário. Revista Educação da UFSM. 2020. ISSN: 1984-6444. http://dx.doi.org/10.5902/1984644433540.

SAYEB, Daniele. RODRIGUES, Daniela Gureski. A Educação Ambiental na Educação Infantil: Limites e Possibilidades. Cad. Pes., São Luís, v.23, n 1, jan./abr. 2016.

SILVA, Michele Maria da. OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. SILVA, Glênio Oliveira da. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Serra Junior, D. F., de Souza, R. C., & Baldassini, R. S. dos. (2024). A Importância da Educação Ambiental nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 185–194. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/197