Tecnologias Educacionais no novo Ensino Médio

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ana Zilda Araújo Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Antonia Maria Gomes Travassos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Claudete de Lima Garcia Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Edgar de Souza Toscano Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Pantoja de Queiroz Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Ferreira Mendonça Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Marlyene Carvalho Monteiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Regina Celia Oliveira Guimarães Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rizete Griffit do Vale Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Competências, Habilidades, Novo Ensino Médio, Tecnologia educacional

Resumo

O presente artigo aborda o contexto do Novo Ensino Médio e a utilização de tecnologias digitais na formação dos estudantes, focando a promoção de habilidades e competências em conformidade com as exigências impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo deste trabalho é fornecer uma base teórica para discutir as implicações das novas diretrizes da educação brasileira, particularmente as relacionadas ao Novo Ensino Médio, em relação ao uso de tecnologias digitais nas práticas educacionais. Dentro desse contexto de mudanças, as tecnologias desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes no ambiente escolar. A pesquisa desenvolveu uma abordagem qualitativa, que envolveu a coleta de informações e análises bibliográficas sobre o tema em questão. A investigação é mostrada necessária devido à importância das tecnologias educacionais como estratégias de ensino que incentivam os educadores a buscar constantemente novos conhecimentos.

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.

BORSTEL, Vilson Von; FIORENTIN, Mariane Jungbluth; MAYER, Leandro. Educação em tempos de pandemia: constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta, p. 37-43, 2020.

DE ANDRADE, Helloyne Roberta Eloi Moura; PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma sugestão metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica: Método RICA (Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem). Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 456-467, 2023.

FERREIRA, Gabriela Alves. O uso da tecnologia em sala de aula. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 5., 2020, Campina Grande. Anais ... Campina Grande: UFPB, 2020. [n. p.].

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 324-341, 2023.

MARTINS, João Alberto Ramos; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. O programa escola de hackers e a formação de sujeitos protagonistas. Revista Tecnologia Educacional. Ano XLVII, n. 220, p. 119-128, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.

SILVA, Luiz Alessandro da; PETRY, Zaida Jeronimo Rabello; UGGIONI, Natalino. Desafios da educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta, p. 19-36, 2020.

GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; GOMES, Cláudia Suely Ferreira; RIBEIRO, Wagner Leite. Sala de aula digital e o uso das novas tecnologias na educação: perspectivas freireanas. Dialogos Interdisciplinares, v. 9, n. 5, p. 36-49, 2020.

SILVA, Jadilson Marinho da Silva. Novas Tecnologias em Sala de Aula. Revista Ciencia, Salud, Educación y Economia, n. 11, p. 32-37, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Pinto, J. C. ., Costa, A. Z. A. ., Travassos, A. M. G. ., Garcia, C. de L. ., Toscano, E. de S. ., Oliveira, L. P. de Q. ., Mendonça, L. F. ., Monteiro, M. C. ., Guimarães, R. C. O. ., & Vale, R. G. do . (2023). Tecnologias Educacionais no novo Ensino Médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 685–693. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/198