Tecnologias Educacionais no novo Ensino Médio
Palavras-chave:
Competências, Habilidades, Novo Ensino Médio, Tecnologia educacionalResumo
O presente artigo aborda o contexto do Novo Ensino Médio e a utilização de tecnologias digitais na formação dos estudantes, focando a promoção de habilidades e competências em conformidade com as exigências impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo deste trabalho é fornecer uma base teórica para discutir as implicações das novas diretrizes da educação brasileira, particularmente as relacionadas ao Novo Ensino Médio, em relação ao uso de tecnologias digitais nas práticas educacionais. Dentro desse contexto de mudanças, as tecnologias desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes no ambiente escolar. A pesquisa desenvolveu uma abordagem qualitativa, que envolveu a coleta de informações e análises bibliográficas sobre o tema em questão. A investigação é mostrada necessária devido à importância das tecnologias educacionais como estratégias de ensino que incentivam os educadores a buscar constantemente novos conhecimentos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
BORSTEL, Vilson Von; FIORENTIN, Mariane Jungbluth; MAYER, Leandro. Educação em tempos de pandemia: constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta, p. 37-43, 2020.
DE ANDRADE, Helloyne Roberta Eloi Moura; PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma sugestão metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica: Método RICA (Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem). Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 456-467, 2023.
FERREIRA, Gabriela Alves. O uso da tecnologia em sala de aula. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 5., 2020, Campina Grande. Anais ... Campina Grande: UFPB, 2020. [n. p.].
JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 324-341, 2023.
MARTINS, João Alberto Ramos; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. O programa escola de hackers e a formação de sujeitos protagonistas. Revista Tecnologia Educacional. Ano XLVII, n. 220, p. 119-128, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.
SILVA, Luiz Alessandro da; PETRY, Zaida Jeronimo Rabello; UGGIONI, Natalino. Desafios da educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta, p. 19-36, 2020.
GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; GOMES, Cláudia Suely Ferreira; RIBEIRO, Wagner Leite. Sala de aula digital e o uso das novas tecnologias na educação: perspectivas freireanas. Dialogos Interdisciplinares, v. 9, n. 5, p. 36-49, 2020.
SILVA, Jadilson Marinho da Silva. Novas Tecnologias em Sala de Aula. Revista Ciencia, Salud, Educación y Economia, n. 11, p. 32-37, 2017.