A tecnologia no contexto da Gestão Escolar

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ana Zilda Araújo Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Claudete de Lima Garcia Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ivana de Vasconcelos Sepeda Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Edgar de Souza Toscano Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Janaina Campos Cardoso Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Pantoja de Queiroz Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Luciene Pereira Nery Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Ferreira Mendonça Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Regina Celia Oliveira Guimarães Guimarães Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rizete Griffit do Vale Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Gestão, Escola, Avaliação

Resumo

O trabalho intitulado "As Principais Influências da Tecnologia no Contexto da Gestão Escolar" aborda o impacto da tecnologia na gestão das avaliações das instituições de ensino. A tecnologia permite a automação de diversas tarefas administrativas, como matrículas, controle de frequência, avaliações, entre outras, economizando tempo e recursos. As escolas podem utilizar ferramentas de comunicação online, como e-mails, aplicativos e plataformas de ensino, para manter contato com os pais, alunos e professores de forma eficiente. Uma tecnologia facilita a coleta de dados sobre o desempenho dos alunos e o funcionamento da escola. Esses dados podem ser analisados ​​para tomar decisões fundamentadas em evidências. Por meio da tecnologia, são fornecidas informações em tempo real que auxiliam os gestores escolares na tomada de decisões informadas. O objetivo geral do artigo é analisar a gestão escolar democrática e de qualidade na educação pública. A pesquisa que embasou o artigo foi de natureza bibliográfica. O trabalho ressalta que, embora a tecnologia traga muitos benefícios para a gestão escolar, é importante usá-la de forma equilibrada, mantendo o foco na qualidade da educação e no desenvolvimento dos alunos. Se conclui que a gestão escolar deve se adaptar às mudanças tecnológicas para atender às demandas educacionais modernas.

 

Referências

ANDRADE, Rosamaria Calaes de. Introdução: Gestão da Escola. In: ACÚRCIO, Marina Rodrigues Borges (coor.). A gestão da escola. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed/Rede Pitágoras, 2004.

BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, João. O estudo da Escola. Porto: Porto Editora, 1996.

BARROSO, João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios, 2003.

BARROSO, João. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Editora: Instituto de Inovação Educacional, 1995.BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996). Biblioteca Digital da câmara dos deputados. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. – 16. ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: (Lei9394/96) / 9º. Ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Avaliação do Plano Nacional de Educação: 2001/2008. Brasília, DF: MEC/Inep, 2010.

BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010

BRASIL. IDEB. Resultados e Metas. Disponível em: <http://www.IDEB.inep.gov.br>

Acesso em: 28 de out de 2023.

BRASIL. (1995) Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE). Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE). Brasília, DF, 1995.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS (INEP). Educação

Básica.

BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010

CALDERANO, M. DE A. (2013) Avaliação da aprendizagem e o processo de formação docente.Juiz De Fora: Ed. UFJF.

CÁRIA, N. P. A (2012). parceria de empresas educacionais de iniciativa privada com as redesmunicipais de educação do Sul de Minas Gerais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo – Tese de Doutoramento.

DE SOUSA BARBOSA, Marinalva. Desafios da gestão escolar na percepção dos diretores. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 85-109, 2023.

LÜCK, HELOÍSA. (2013). Gestão educacional: uma questão paradigmática. Série Cadernos de Gestão.Vol. I. 3ª ed. - Petrópolis, RJ: Vozes.

PINTO, Jacyguara Costa et al. Gestão Democrática na Educação Escolar Quilombola. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 243-253, 2023.

SANDER, B. (2013). Administração da educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Líber Livro.

Downloads

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Pinto, J. C. ., Costa, A. Z. A., Garcia, C. de L. ., Sepeda, I. de V. ., Toscano, E. de S., Cardoso, J. C. ., Oliveira, L. P. de Q. ., Nery, L. P., Mendonça, L. F. ., Guimarães, R. C. O. G., & Vale, R. G. do . (2024). A tecnologia no contexto da Gestão Escolar. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 130–138. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/199