Propagação vegetativa como tema de uma equipe residência pedagógica em Biologia para desenvolvimento da alfabetização científica

Autores

  • Gabriela da Silva Meneguini Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Priscila Caroza Frasson Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Dafne Lorena Oliveira Bezerra Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Giovani Henrique Dias de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Maria Vitória Fernandes Veiga Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Pedro Martins Júnior Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Thayna Salvador dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Sandra Mara Miranda Proni Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

Alfabetização Cientifica; Biotecnologia; Propagação Vegetativa.

Resumo

A alfabetização científica é essencial para uma sociedade bem informada, possibilitando que os indivíduos entendam o funcionamento do mundo ao seu redor, tomem decisões conscientes e contribuam para o avanço da ciência e tecnologia. Diante disso, o trabalho relatado tem por objetivo que os alunos não apenas adquiriram conhecimentos sobre propagação vegetativa e solos, mas também aprimoraram suas habilidades de investigação e comunicação científica, fomentando seu interesse pela ciência e pela pesquisa. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos alunos ao redigir um artigo científico, foi destacado os benefícios de envolver os estudantes nessa atividade, incluindo o desenvolvimento do pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, bem como o estímulo à curiosidade e ao interesse pela ciência.

Referências

ANESE NICOLA, Jéssica; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de dife-rentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, São Paulo/SP, v. 2, n. 1, p. 355-381, may 2017. ISSN 2525-3476.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2006.

FANG, Zhihui. Scientific Literacy: A Systemic Functional Linguistics Perspective. Sci-ence Education, 89(2):335-347, 2004.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KOLSTØ, Sverre Dag; BUNGUM, Berit; ARNESEN, Eva; ISNESS, Anne; KRISTENSEN, Torkild; DEMO, Pedro. Pós-Sociologia: Para desconstruir e reconstruir a sociologia. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

NIGRO, Rosane Guimarães. Textos e leitura na educação em Ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentido mais fundamental. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumen-tação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ci-ências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 49-67, nov. 2015.

SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o pa-pel do professor. In: Carvalho, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de Ciências por investiga-ção: condições para implementação em sala de aula. 1ed. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 41-62, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Meneguini, G. da S. ., Costa, P. C. F., Bezerra, D. L. O., Oliveira, G. H. D. de, Veiga, M. V. F., Martins Júnior, P., … Proni, S. M. M. (2024). Propagação vegetativa como tema de uma equipe residência pedagógica em Biologia para desenvolvimento da alfabetização científica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 263–269. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/201