A gestão colaborativa das atividades não-presenciais na aprendizagem do ensino fundamental no período pandêmico

Autores

  • Anabela Cardoso Freitas Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Gestão Colaborativa, Atividades Não-Presenciais, Período Pandêmico, Aprendizagem

Resumo

O artigo “A gestão colaborativa das atividades não-presenciais na aprendizagem do ensino fundamental no período pandêmico” mostra a experiência de uma escola pública municipal, do estado do Piauí, Brasil, tendo como foco a percepção de docentes e pais de alunos sobre as atividades remotas neste período de enfrentamento e adaptação originados pela epidemia da Covid-19, evidencia o que docentes e pais percebem sobre este novo modelo de aulas e aprendizagem. Os teóricos consultados para referendar esta pesquisa foram: Alves (2010), Antunes (2020), Boaventura de Sousa Santos (2020), Boy e Duarte (2014), Cunha (2006), Dauber e Epstein (1989), Freire (2006), Kaztman (1990), Linhares (2020), Menezes et al (2020), Modelski, Giraffa e Casartelli (2019), Nóvoa (2004), Stoco e Almeida (2011), Pretto et al (2020) que contribuíram na construção teórica da temática sobre o ensino não-presencial e de forma remota. O estudo de caso instrumental, identifica e mostra os caminhos percorridos pela escola, desde a elaboração dos kits xerocados aliados a uma nova forma de se pensar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas atividades não-presenciais para alunos das séries iniciais, os processos participativos, com a forte presença da gestão colaborativa. Este estudo mostrou que, mesmo diante das dificuldades do ensino remoto de acesso e uso da internet, as plataformas digitais, Whatsaap e congêneres, mais de 80% dos docentes consideram a aprendizagem regular, mais de 63% dos pais consideram às atividades não-presenciais boas e adequadas e 57% deles consideraram boa a aprendizagem das crianças, mesmo enfrentando obstáculos de logística e dos processos objetivos do ensino de crianças.

 

Biografia do Autor

Anabela Cardoso Freitas, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC/PY, Pedagoga (UFPI), bacharela em comunicação social (UFPI), psicopedagoga (Faculdade Latino-americana de Educação (FLATED/CE), funcionária pública (SEMC/ Teresina/PI e SEDUC/MA). Mestre em Ciências da Educação (UTIC/PY). 

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Freitas, A. C. . (2024). A gestão colaborativa das atividades não-presenciais na aprendizagem do ensino fundamental no período pandêmico. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 160–173. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/202