Práticas pedagógicas docentes e a inclusão de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Escola, Inclusão, ProfessorResumo
Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a política de educação inclusiva e o seu processo de implementação pelos professores do ensino regular, para estudantes com deficiência intelectual na Escola Municipal Joao Tibúrcio da Silveira em Santa Cruz -PE -Brasil. Nessa perspectiva, o estudo é de cunho qualitativo, com abordagem descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foi a entrevista aberta, cujos participantes foram: um coordenador, um gestor escolar e oito professores atuantes com o estudante que tem deficiência intelectual em sala de aula regular. A relevância desse estudo se dá por conceber-se que a inclusão para esses estudantes na escola pública, tem sido um grande desafio posto a escola, principalmente ao professor. As análises obtidas a partir do instrumento de coleta de dados foi organizada em subtópicos, que possibilitou uma melhor compreensão do problema estudado. Os resultados obtidos com a pesquisa, condiz com a realidade que o estudante com deficiência intelectual enfrenta e se dar pela ausência da formação tanto inicial como continuada do professor, do coordenador e do gestor escolar, públicos alvos dessa investigação.
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