Práticas pedagógicas docentes e a inclusão de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular

Autores

  • Saonara de Cássia da Silva Barros Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Escola, Inclusão, Professor

Resumo

Essa pesquisa  tem como objetivo geral analisar a política de educação inclusiva e o seu processo de implementação pelos  professores do ensino regular, para estudantes com deficiência intelectual na Escola Municipal Joao Tibúrcio da Silveira em Santa Cruz -PE -Brasil. Nessa perspectiva, o estudo é de cunho qualitativo, com abordagem descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foi a entrevista aberta, cujos participantes foram: um coordenador, um gestor escolar e oito professores atuantes com o estudante que tem deficiência intelectual em sala de aula regular. A relevância desse estudo se dá por conceber-se que a inclusão para esses estudantes na escola pública, tem sido um grande desafio posto a escola, principalmente ao professor. As análises obtidas a partir do instrumento de coleta de dados foi organizada em subtópicos, que possibilitou uma melhor compreensão do problema estudado. Os resultados obtidos com a pesquisa, condiz com a realidade que o estudante com deficiência intelectual enfrenta e se dar pela ausência da formação tanto inicial como continuada do professor, do coordenador e do gestor escolar, públicos alvos dessa investigação. 

 

Biografia do Autor

Saonara de Cássia da Silva Barros , Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (1996). Com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2002)pelo IBPEX ( Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão), . Doutoranda pela Universidad Autônoma de Asunción – UAA. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2021) , professora efetiva e atualmente é Gestora de Escola Municipal da Prefeitura de Santa Cruz- PE.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Barros , S. de C. da S. . (2024). Práticas pedagógicas docentes e a inclusão de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 206–217. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/203