As contribuições da utilização do software Poly no processo ensino e aprendizagem dos sólidos platônicos na Educação de Jovens e adultos - EJA

Autores

  • João Lúcio Campos da Silva Universidad Autônoma de Asunción - UAA
  • José Antonio Torres González Universidad Nacional de Educación a Distância - UNED

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, software Poly, Sólidos Platônicos

Resumo

Este artigo trata de parte de uma pesquisa sobre as contribuições da utilização do software Poly como uma nova proposta metodológica para o ensino dos Sólidos Platônicos para dada turma da Educação de Jovens e Adultos-EJA fase 10ª referente ao Ensino Médio na Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza, situada em Manaus, Amazonas. A linha de pesquisa foi embasada na seguinte problemática: Quais as contribuições da utilização do software Poly no processo do ensino e aprendizaem dos Sólidos Platônicos na EJA? O objetivo geral da tese é analisar as contribuições da utilização do software Poly no processo de ensino e aprendizaem dos sólidos Platônicos na EJA da escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza. Tendo como objetivos específicos: Relatar os principais recursos tecnológicos utilizados pelo professor de Matemática da EJA; descrever como ocorre o uso do aplicativo Poly nas aulas sobre os sólidos Platônicos e por fim, avaliar a utilização do Software Poly. Para a realização deste trabalho adotou-se a pesquisa qualitativa, com método fenomenológico. Conclui-se que, as contribuições da utilização do software Poly como uma ferramenta de ensino, trouxe estímulo ao protagonismo juvenil, contribuindo também, para que que as aulas sobre os sólidos Platônicos se tornassem mais dinâmica, atrativa, prática, autônoma e diversificada.

 

Biografia do Autor

João Lúcio Campos da Silva, Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (2014). Professor de Matemática na rede estadual do Estado do Amazonas, no município Manaus. Mestre e Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción-UAA, Paraguai- (PY). 

José Antonio Torres González, Universidad Nacional de Educación a Distância - UNED

Orientador do artigo. Doutor em Educación Especial pela Universidad Nacional de Educación a Distância - UNED, Espanha.  Mestre em Ciências Humanas.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular educação infantil e ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular educação infantil e ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular ensino médio. Brasília: Ministério da Educa-ção, 2018.

BARROS. E. S. Origami e Geometria: Uma proposta metodológica para os alunos de 8º e

º anos. Dissertação (Licenciatura em Matemática) — Campina Grande. UEPB. Paraíba, 2014.

CARNEIRO. M. A. LDB fácil: Leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. Petrópolis, Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2018.

DA SILVA, João Lúcio Campos; DA CRUZ, Lydjane Fernades; SILVA, Erilúcia. Ensino dos Sólidos Platônicos por Meio da Visualização com Materiais Concretos para os Alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 15, p. 4-15, 2020.

DA SILVA SANTOS, Victor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 237-245, 2023.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

FERREIRA. M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual da Paraíba, Pró-reitora de Ensino Médio, Técnico

e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Paraíba, Brasil, 2014.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem (2ª ed). São Paulo: E.P.U, 2014.

PAGLIOS. C. M. As políticas para Educação de Jovens e Adultos nos Governo Lula. Tese doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Análise discursiva sobre problemas olímpicos de Matemática: 1o questão de cada prova da OBMEP nível 3, no período de 2013-2023. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 411-419, 2023.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24ª ed. São Paulo. Brasil: Cortez, 2018.

SOUSA, J. R. Matemática 9º ano: Compreensão e prática. 2ª ed. São Paulo: FDT, 2015.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Silva, J. L. C. da ., & González, J. A. T. . (2024). As contribuições da utilização do software Poly no processo ensino e aprendizagem dos sólidos platônicos na Educação de Jovens e adultos - EJA. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 218–229. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/204