A interface através da acessibilidade e do conteúdo programático inclusivo adaptado no Ensino Básico de Educação

Autores

  • Euclélia Cunha de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Acessibilidade Inclusiva, Conteúdo Programático, Recursos e Adaptações, mobilidade reduzida, Equidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa cientifica de doutorado é destacar a importância da interface Através da Acessibilidade e do Conteúdo Programático Inclusivo no Ensino Básico de Educação. Através da acessibilidade, busca-se garantir o acesso igualitário a educação para todas as pessoas, independentemente de suas necessidades especiais. Isso implica em fornecer recursos e adaptações que permitam a participação plena e efetiva de todos os alunos no processo de aprendizagem. Por exemplo, a disponibilização de materiais em formatos alternativos, como braile para alunos com deficiência visual, ou audiodescrição de imagens para alunos com deficiência auditiva.  Além disso, a interface Através da Acessibilidade também inclui a adaptação do ambiente físico, como rampas e corrimãos para facilitar a locomoção de alunos com mobilidade reduzida, e a utilização de tecnologias de informação e comunicação acessíveis, como softwares de leitura por voz e teclados adaptados.  Já o conteúdo programático inclusivo refere-se à adequação dos conteúdos curriculares para atender às diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos. Isso implica em utilizar metodologias pedagógicas que considerem as particularidades de cada aluno, oferecendo atividades e materiais didáticos diversificados e adaptados.  Um exemplo de conteúdo programático inclusivo é a utilização de recursos visuais, como imagens e vídeos, que facilitam a compreensão de alunos com dificuldades de aprendizagem ou de alunos cuja língua materna não é a mesma do ambiente escolar.  Portanto, a interface Através da Acessibilidade e do Conteúdo Programático Inclusivo no Ensino Básico de Educação é essencial para garantir a equidade e a qualidade no processo educacional, proporcionando a todos os alunos uma educação inclusiva e de excelência.

 

 

Biografia do Autor

Euclélia Cunha de Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutora em ciências de Educação, pela universidade Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS. Mestra em Ciências da Educação pela UNINTER- TRÊS FRONTEIRAS/Paraguai. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Graduada em bacharel em Direito pela Faculdade CEAP-AP. Pós-graduada em Lato Sensu em Educação na Faculdade do Amapá.  

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Souza, E. C. de . (2024). A interface através da acessibilidade e do conteúdo programático inclusivo adaptado no Ensino Básico de Educação . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 230–251. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/205