O papel do professor junto ao aluno frente as tendências educacionais na sociedade do século XXI
Palavras-chave:
Tendências educacionais., E-learning, Práticas pedagógicas, Educação e hipermídia, Tecnologias digitais.Resumo
Esse trabalho de pesquisa bibliográfica fomenta a discussão em torno das tendências pedagógicas da educação brasileira para o atual cenário, levando em consideração a escola do século XXI tem passado por transformações significativas, acompanhando as tendências tecnológicas e humanizando as relações educacionais. A tecnologia tem se destacado como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, mas questiona-se se ela é suficiente para atender a todas as demandas educacionais e garantir o acesso universal à educação. Os objetivos deste artigo quais sejam a) compreender se a tecnologia é a solução completa para os desafios educacionais contemporâneos; b) analisar se a criação de uma nova modalidade de ensino seria a solução para os problemas educacionais ou apenas mais uma ferramenta para aprender e ensinar; e c) estudar as responsabilidades do professor neste processo de informatização do ensino, serão trabalhados a partir dessa premissa. Nessa perspectiva, a “educação híbrida”, uma nova modalidade de ensino que surgiu em resposta às restrições de sociabilidade e aos protocolos de segurança, oferece aos alunos um universo infinito de possibilidades, proporcionando maior versatilidade, comodidade e conforto no acesso à sala de aula, será estudada neste trabalho de pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e exploratório. Será aplica o método indutivo de Lakatos & Marconi (2003) para analisar os materiais já publicados e adquirir uma compreensão mais aprofundada dos referenciais. Avalia-se as tendências da educação da perspectiva escolar em comparação com a escola da atualidade, considerando o papel pedagógico e o uso da ferramenta por trás do método. Este trabalho faz uma revisita às tendências da educação em sua contemporaneidade trazendo as ideias de Saviani (2009) e Libâneo (2013), para discutir que não se trata apenas do método de ensino, sendo o professor o mediador deste processo de ensino-aprendizagem, com a proposta de fazer com que este processo seja visto como prática pedagógica e não apenas uma prática docente.
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