O papel do professor junto ao aluno frente as tendências educacionais na sociedade do século XXI

Autores

Palavras-chave:

Tendências educacionais., E-learning, Práticas pedagógicas, Educação e hipermídia, Tecnologias digitais.

Resumo

Esse trabalho de pesquisa bibliográfica fomenta a discussão em torno das tendências pedagógicas da educação brasileira para o atual cenário, levando em consideração a escola do século XXI tem passado por transformações significativas, acompanhando as tendências tecnológicas e humanizando as relações educacionais. A tecnologia tem se destacado como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, mas questiona-se se ela é suficiente para atender a todas as demandas educacionais e garantir o acesso universal à educação. Os objetivos deste artigo quais sejam a) compreender se a tecnologia é a solução completa para os desafios educacionais contemporâneos; b) analisar se a criação de uma nova modalidade de ensino seria a solução para os problemas educacionais ou apenas mais uma ferramenta para aprender e ensinar; e c) estudar as responsabilidades do professor neste processo de informatização do ensino, serão trabalhados a partir dessa premissa. Nessa perspectiva, a “educação híbrida”, uma nova modalidade de ensino que surgiu em resposta às restrições de sociabilidade e aos protocolos de segurança, oferece aos alunos um universo infinito de possibilidades, proporcionando maior versatilidade, comodidade e conforto no acesso à sala de aula, será estudada neste trabalho de pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e exploratório. Será aplica o método indutivo de Lakatos & Marconi (2003) para analisar os materiais já publicados e adquirir uma compreensão mais aprofundada dos referenciais. Avalia-se as tendências da educação da perspectiva escolar em comparação com a escola da atualidade, considerando o papel pedagógico e o uso da ferramenta por trás do método. Este trabalho faz uma revisita às tendências da educação em sua contemporaneidade trazendo as ideias de Saviani (2009) e Libâneo (2013), para discutir que não se trata apenas do método de ensino, sendo o professor o mediador deste processo de ensino-aprendizagem, com a proposta de fazer com que este processo seja visto como prática pedagógica e não apenas uma prática docente.

Biografia do Autor

Antonio Adonnis Satiro de Souza, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, MUST University, Flórida, EUA. Licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário ETEP/SP. Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metropolitana de Santos - FECH/UNIMES-SP. 

Claudia Nancí de Paiva Teixeira Assunção, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Geografia, licenciatura, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Docência Universitária; Lattes: http://lattes.cnpq.br/5514501286064289; Orcid; https://orcid.org/0009-0000-8349-6037. E-mail: profclaudiananci@gmail.com

Samuel Vasconcelos Silva Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação em Educação Física, bacharelado, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Musculação e Ginástica de Academia (FAMEESP).

Luciani Costa Batista, Centro Universitário de Goiás – UNIGOIÁS

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Centro Universitário de Goiás – UNIGOIÁS, GO. 

Referências

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Satiro de Souza, A. A. ., Assunção, C. N. de P. T. ., Carvalho, S. V. S. ., & Batista, L. C. (2024). O papel do professor junto ao aluno frente as tendências educacionais na sociedade do século XXI. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 366–379. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/206