Prática docente e Educação Ambiental nas escolas públicas da zona sul do município de Manaus

Autores

  • Graziela Guerra dos Santos Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC, AM.
  • Lindenberg Guerra dos Santos Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC, AM.
  • Manoel Messias Domingos da Silva Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Prática Docente, Meio Ambiente

Resumo

A presente pesquisa aborda sobre a “Prática Docente e Educação Ambiental nas Escolas Públicas da Zona Sul do município de Manaus-AM”, realizada no ano de 2023. A metodologia utilizada foi à abordagem quantitativa através de enquete com nível descritivo. Como ferramenta de pesquisa, foi utilizado o questionário fechado. A amostra foi aleatória simples e intencional, feita por sorteio com 165 professores e 286 alunos que participaram da pesquisa. Como conclusão do objetivo geral da pesquisa que foi "descrever qual é a prática docente que está voltada para a educação ambiental nas escolas públicas pesquisadas”, observou-se que os professores em geral desenvolvem em suas aulas temas sobre a educação ambiental, bem como fazem uso de atividades de conscientização ambiental e também abordam em suas aulas temas sobre o meio ambiente. Entretanto, foi observado que uma parcela, não muito grande, mas expressiva, de professores não está trabalhando em suas aulas aspectos da educação ambiental.

 

Biografia do Autor

Graziela Guerra dos Santos, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC, AM.

Secretaria de Educação do Estado do Amazonas SEDUC – AM.  Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música (UNI - RIO). Mestre em Educação (UFAM - AM) - Doutora em Ciências da Educação (UTIC - PY).

Lindenberg Guerra dos Santos, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC, AM.

Secretaria de Educação do Estado do Amazonas SEDUC – AM. Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia (UFAM – AM) - Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFAM - AM). Mestrando em Ciências da Educação (UTIC - PY).

Manoel Messias Domingos da Silva, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Instituto Federal de Alagoas. Professor do Curso Técnico em Mecânica. Especialista em Docência Superior (UNIGRARIO). Mestre em Ciências da Educação (UTIC-PY). Mestre em Engenharia Industrial (UFBA). Doutor em Ciências da Educação (UTIC-PY).

Referências

ALBUQUERQUE, José Gicelmo Melo; GASPEROTO, Helder Henrique Jacovetti. A Ecoalfabetização e a Modernidade. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 16-36, 2022.

ALVARENGA, E.M. Metodologia da Investigação Quantitativa e Qualitativa. Tradução de Amarilhas Cesar. Assunção – Paraguai. 2º Ed. 2014.

AMARILHA, M. (2010). Literatura e oralidade: escrita e escuta. In. Por que ler? Perspectivas culturais do ensino de leitura. 2010.

ARROYO, M. Educador em Diálogo com Nosso Tempo. Autentica Editora. Belo Horizonte, 2011.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal 2022.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2021.

CAVALCANTE, C. et al. Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. São Paulo. Ed.Cortez.1997.

LÉVÊQUE, Christian. A Biodiversidade. São Paulo: Edusc, 1997.

LUCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 18. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

NOVO, M. La educación ambiental. Bases éticas, conceptuales y metodológicas. Madrid: Editorial Universitas, 1995.

PEDRINI, Alexandre de Gusmão. (org) et al. Educação Ambiental. Editora: Vozes Ltda. Petrópolis-RJ, 1998.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima 2002.

UNESCO/PNUMA. Seminário Internacional de Educação Ambiental. Belgrado. Yuguslávia. Informe Final. Paris, 1977.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

Santos, G. G. dos ., Santos, L. G. dos ., & Silva, M. M. D. da . (2024). Prática docente e Educação Ambiental nas escolas públicas da zona sul do município de Manaus. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 252–262. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/207