Tecnologias digitais de informação e comunicação na mediação pedagógica para alunos com síndrome de Down

Autores

  • Cleomar da Silva Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Síndrome de Down

Resumo

O presente artigo investiga o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), especificamente em softwares educacionais, no processo de aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. O estudo se ancora na teoria sociocultural e evidencia a importância da mediação pedagógica e tecnológica para o desenvolvimento cognitivo desses indivíduos. Através de uma abordagem metodológica multidimensional, foram observados avanços significativos na aprendizagem e no engajamento dos alunos. No entanto, em ambientes de alta densidade de alunos, surgiram limitações estruturais e metodológicas, apontando para a necessidade de estratégias pedagógicas mais individualizadas e inclusivas. O artigo conclui destacando a relevância da formação continuada de docentes e da implementação de políticas públicas que favoreçam o uso eficaz de TDICs em contextos educacionais inclusivos

 

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Moura, C. da S. . (2024). Tecnologias digitais de informação e comunicação na mediação pedagógica para alunos com síndrome de Down. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 270–281. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/208