Reflexões sobre o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no ensino médio integrado ao técnico em Eletrotécnica

Autores

  • João Gabriel Silva Sales Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Francisco Sousa de Oliveira Filho Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Leonardo Santos Miranda Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Auricélia Veras de Castro Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Ytallo da Costa Sousa Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Nathany Pereira de Brito Carvalho Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Palavras-chave:

Educação ambiental, Interdisciplinaridade, Ensino

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um processo educacional que visa informar e capacitar indivíduos sobre questões ambientais, buscando proteger e conservar a natureza. Desempenha um papel crucial na formação de cidadãos mais engajados em responsabilidade socioambiental. Uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) investigou a realização das atividades de EA no curso técnico integrado, analisando a compreensão dos alunos e a abordagem dos professores sobre questões ambientais. A pesquisa revelou dificuldades na inserção da EA nos cursos técnicos, muitas vezes devido à falta de incentivo dos professores. Além disso, evidenciou que a abordagem interdisciplinar precisa ser aprimorada, pois nem todos os professores utilizam a EA em suas aulas, e quando o fazem, tende a ser mais comum em disciplinas relacionadas ao meio ambiente.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Sales, J. G. S. ., Oliveira Filho, F. S. de ., Santos Miranda, L., Castro, A. V. de ., Sousa, Y. da C., & Carvalho, N. P. de B. . (2024). Reflexões sobre o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no ensino médio integrado ao técnico em Eletrotécnica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 309–317. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/211