A importância da interdisciplinaridade durante os cursos de Licenciatura

Autores

  • Francisco Sousa De Oliveira Filho Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Maria Letícia Sales Oliveira Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • João Gabriel Silva Sales Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Auricélia Veras De Castro Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Nathany Pereira de Brito Carvalho Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Nágila Iane Pacheco Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Palavras-chave:

Ensino interdisciplinar; Formação de professores; Currículo.

Resumo

A presente pesquisa busca descrever a importância do ensino interdisciplinar durante os cursos de formação de professores, em que, inicialmente, destaca-se a necessidade de estratégias de ensino que permitam a integração e aplicação do conhecimento teórico em situações práticas, visando potencializar habilidades e competências nos educandos. O conceito de currículo é apresentado como um conjunto de experiências educativas que envolvem tanto aspectos formais quanto informais, com ênfase na contextualização, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Na formação de professores, a interdisciplinaridade é fundamental para prepará-los para um ensino mais integrado e contextualizado. Destaca-se a importância de os futuros professores vivenciarem experiências interdisciplinares durante sua formação e de adquirirem conhecimentos de outras áreas relacionadas à sua formação. Por fim, enfatiza-se a importância de os professores considerarem a interdisciplinaridade em suas práticas docentes, a fim de proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e integrada dos conhecimentos, capacitando-os para enfrentar os desafios da sociedade atual.

Referências

ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Currículo e formação de professores: da simplificação ao pensamento complexo. Revista Ensino & Pesquisa, v.15, n. 1 (2017), 65-93.

ARAÚJO, Viviane Patrícia Colloca. O conceito de currículo oculto e a formação docente. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018.

BEVILAQUA, Danniel Rocha; SILVA, Rosangêla Santos da. INTEGRANDO DISCIPLINAS ENTRE OS NÚCLEOS DEFINIDOS NA RESOLUÇÃO CNE/CEB N006/2012: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS NO IFAM/CAMPUS MANACAPURU. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios / Adilson Cesar Araújo e Claudio Nei Nascimento da Silva (orgs.) – Brasilia: Ed. IFB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.Acesso em 30 Abr. 2024.

CALADO, Henrique Carvalho; PETRUCCI-ROSA, Maria Inês. Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 2, p. 523-538, 2019.

DE ANDRADE, Helloyne Roberta Eloi Moura; PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma sugestão metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica: Método RICA (Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem). Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 456-467, 2023.

FORTES, Clarissa Corrêa. INTERDISCIPLINARIDADE: ORIGEM, CONCEITO E VALOR. Revista acadêmica Senac online. 6a ed. Set/nov., 2009.

JÚNIOR, Osvaldo Alves De Jesus et al. Paradigmas educacionais e a fragmentação curricular no ensino médio: uma breve reflexão sobre uma metodologia interdisciplinar. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 298-311, 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

SANT´ANA, Wallace Pereira, et al. REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Vol. 1 (2020).

SANTOS, Juliana de Almeida Pereira e. DO ENSINO INTEGRADO AO CURRÍCULO INTEGRADO: RELAÇÃO ENTRE MÚLTIPLO E UNO. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios / Adilson Cesar Araújo e Claudio Nei Nascimento da Silva (orgs.) – Brasilia: Ed. IFB, 2017.

SANTOS, Maria Célia Calmon; BARRA, Sérgio Rodrigues. O PROJETO INTEGRADOR COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇAO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA CONBENGE, 40, 2012, Belém. Artigo. Belém: Conbenge, 2012. p. 01 - 11.

SILVA, Rose Márcia da. CURRÍCULO INTEGRADO: UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios / Adilson Cesar Araújo e Claudio Nei Nascimento da Silva (orgs.) – Brasilia: Ed. IFB, 2017.

SILVA, Julival Alves da. O DESAFIO DA FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: Análise da concepção de um projeto integrador de aprendizagens. Teresina 2019

Downloads

Publicado

2024-05-05

Como Citar

De Oliveira Filho, F. S. ., Oliveira, M. L. S. ., Sales, J. G. S. ., De Castro, . A. V., Carvalho, N. P. de B. ., & Pacheco, N. I. . (2024). A importância da interdisciplinaridade durante os cursos de Licenciatura. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 318–326. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/212