O perfil social, demográfico e econômico dos egressos no curso técnico em Mecânica do Intituto Federal de Alagoas, Campus Maceió
Palavras-chave:
Perfil do Egressos, Mecânica, Fatores SociaisResumo
Entende-se por perfil social, demográfico e econômico a caracterização do nível de atividade econômica da população em idade ativa. O presente trabalho se propôs a identificar a real situação sócia demográfica dos egressos no curso técnico em mecânica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, que concluíram o curso no período de 2015 a 2017. A metodologia aplicada que norteou o trabalho foi à abordagem quantitativa através de enquete com nível descritivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário estruturado. A amostra foi intencional não probabilística, feita por especificações de ano de conclusão, a amostra é mensurada em 137 participantes, sendo 68 egressos do ano de 2015, 31 egressos do ano de 2016, e 38 egressos do ano de 2017. Os dados foram analisados com o intuito de fornecer informações que revelem e quantifiquem os reais fatores sociais dos alunos egressos envolvidos na pesquisa. Através dos resultados obtidos foi possível observar as variáveis sociais e culturais que interferem no desempenho obtido pelos egressos, agregado a isto, é relevante a formação humanística e integral para que, além de técnicos, os profissionais sejam cidadãos críticos e reflexivos capazes de compreender o contexto social em que estão inseridos.
Referências
BERNSTORFF, Vitor Hugo. A satisfação profissional e as influências da organização do trabalho. XXXI Encontro da ANPAD (EnANPAD), v. 8, n. 2, p. 56-67, 2007.
DAVIES, D; MARQUES, R; SILVA, P. Os professores e as famílias – a colaboração possível. Livros Horizonte, 1993.
DINIZ, Maria Helena, Dicionário Jurídico. 2ª ed. São Paulo: Saraiva 2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
JANUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: Conceitos, fontes de dados e aplicações para formulação e avaliação de políticas públicas e elaboração de estudos socioeconômicos. Campinas: Alínea Editora. 2012.
FURTADO, Janaína Rocha; SILVA, Marcela Souza (Orgs.). Proteção aos Direitos Humanos das Pessoas Afetadas por Desastre. Florianópolis: CEPED-UFSC, 2014. Disponível em<http://www.ceped.ufsc.br/wpcontent/uploads/2014/01/Protecao-aos-Direitos-Humanos.pdf>. Acesso em: 13 de abril. 2024.
LEANDRO, M. E. Sociologia da família nas sociedades contemporâneas, Lisboa: Universidade Aberta, 2001.
MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 31. ed. São Paulo: Atlas. 2015.
MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato Nascimento. Execução penal. Gen, Atlas, 2017.
MORIN, Estelle M. Os Sentidos do Trabalho. In: WOOD JR., Thomaz. (Coord.). Gestão empresarial: O fator humano. São Paulo: Atlas, 2002.
SANTOS, Boaventura de Souza. Direitos humanos: os desafios da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, v. 2, jun. 2009. Disponível em: Acesso em: 15 de abril. 2024.
WAIDMAN, Maria Angélica P.; ROCHA, Aline F da; PASCHOA, ANA Rita Z de; RADOVANOVIC, Cremilde AT. Experiencing problems of the health in family: the implementation of the theoretical-methodological proposal of care. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 6, 2007.