Gêneros textuais

um importante integrante na estrutura da comunicação

Autores

  • Mara Regina Santos de Mendonça e Silva Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Linguagem oral ou escrita, Inferências

Resumo

A linguagem é um veículo poderoso de ação e adaptação. O que nos leva a necessidade de uma comunicação sempre abrangente e atuante meio a sociedade. O estudo dos gêneros textuais se tornou nesses últimos dez anos o assunto mais comentado, no entanto, sabe-se que este assunto foi difundido no Ocidente por Platão há mais ou menos vinte e cinco séculos, portanto não se trata de algo novo dentro dos estudos linguísticos. Ao produzirmos um determinado texto seja oral ou escrito, o produzimos com uma intenção comunicativa, isso quer dizer, que numa interação entre sujeitos o locutor organiza seu discurso não de forma aleatória, mas a partir das inferências e conhecimentos que acredita que seu interlocutor possua. É notório a grande importância que a leitura e a escrita exercem na vida dos seres humanos e tão grande é o desafio de dominar essas duas habilidades. Este trabalho trata-se de um apanhado bibliográfico de cunho qualitativo, na quais tivemos com base teóricas: Koch 1992, Bakhtin 2000, Bazerman 2020, Coscarelli 2007, Swales citado por Marcuschi 2008, Preste 2001 e Sheneuwly 2004. Tem como objetivo evidenciar a importância dos gêneros textuais como parte integrante na estrutura da comunicação seja ela oral ou escrita.

 

Biografia do Autor

Mara Regina Santos de Mendonça e Silva, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Professora licenciada em Letras pela Universidade Federal do Estado do Amapá, Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP, Pós-graduação e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX , Pós graduada em Novas Linguagens e Novas Abordagens Para o Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Atual,  Professora efetiva do quadro do Governo Federal, atualmente professora dos cursos técnicos profissionalizante do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá – CEPAJOB, Mestranda em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción - UAA.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Ática, 2003

BAKHTIN, Michael. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. Trad. Por M. E. Galvão Gomes. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 297-326.

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio (Organizadora), Judith Chambliss Hofnagel (Organizadora); Judith Chambliss Hoffnagel (Tradução) – 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetro Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na escola. VEREDAS ON LINE – ENSINO – 2/2007, P. 78-86 – PPG LINGÜÍSTICA/UFJF – JUIZ DE FORA – MG. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25208, acesso em 25/03/2024.

MARCUSCHI, L. A. (2008). Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. 3.ed. São Paulo: Parábola Editora.

PRESTE, Maria Luci de Mesquita. Leitura e (Re) escritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o seu ensino,4. Ed. rev. e corr. – Catanduva, SP: Editora Rêspel, 2001

SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/, acessado em 08/04/2024 as 10:12

Downloads

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Mendonça e Silva, M. R. S. de . (2024). Gêneros textuais: um importante integrante na estrutura da comunicação. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 342–350. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/218