A importância das mídias sociais na Educação no período de pandemia

Autores

  • Cleomar da Silva Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino Remoto, Mídias Sociais, WhatsApp, Educação

Resumo

No início de 2020, uma pandemia se espalhou pelo mundo. Por conta da doença chamada de novo coronavírus, foi aplicado o isolamento das atividades das escolas, com a suspensão temporária do método presencial, substituindo pelo ensino remoto, com uso das mídias sociais e tecnologias como WhatsApp e Google Meet. Logo, o presente artigo apresentou como objetivo discorrer sobre os desafios e a importância das mídias sociais no âmbito educacional na pandemia. Para tanto, realizou-se como tipo de pesquisa uma Revisão da Literatura. As bases de dados utilizadas na seleção da bibliografia estão inseridas no Portal de Busca Integrada (PBi), Lilacs e Scielo, a partir da seleção de 31 artigos. Os resultados apresentados a partir dos artigos selecionados mostraram a adaptação e as dificuldades quanto a conectividade e o acesso do docente e discente no período pandêmico ressaltando a relevância das mídias sociais dentro desse contexto.

 

Referências

ALMEIDA, S. C. Comunicação em tempos de pandemia: as mídias sociais na educação infantil. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v. 5, n. especial, 2020

ARRUDA, J. S.; SIQUEIRA, L. M. R. C. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e314292, 2020.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; ALBUQUERQUE, O. C. P.; COUTINHO, C. P. WhatsApp e

suas Aplicações na Educação: uma revisão sistemática da Literatura/WhatsApp. Revista Educa Online, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 67-87, 2016.

BARRETO, J. S.; AMORIM, M. R. O. R. M.; CUNHA, C. A pandemia da covid-19 e os

impactos na educação. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Brasília, ano III, volume III, n. 7, p. 792-805, jul./dez. 2020.

BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiência de professores do Ensino Superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

BRITO, John Jamerson da Silva; MOURA, Jónata Ferreira de. Aulas remotas na pandemia: o Whatsapp como ferramenta no ensino em Davinópolis/MA. Revista @mbienteeducação, [S.l.], p. 400-416, dez. 2021

BRAMBILLA, Ana. Para entender as Mídias Sociais. São Paulo: Commos, 2011.

CORDEIRO, COSTA. Educação na pandemia do novo coronavírus: mídias e desigualdade. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6 – N. Especial – pág. 81 - 97 – (jun. – out. 2020): “Educação e Democracia em Tempos de Pandemia”.

COSTA, Renata. Lições do Corona vírus: Ensino remoto emergencial não é ead. Desafios da Educação. 02.04.2020.

DE SOUZA, Maria do Perpétuo Socorro et al. A saúde mental do professor durante a pandemia COVID-19. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 263-275, 2023.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. “A Educação e a Covid-19”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. vol. 28, n. 108, 2020

FIORI, R.; GOI, M. E. J. “O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus”. Revista Thema, vol. 18, n. ESPECIAL, 2020.

GÓES, C. B.; CASSIANO, G. “O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19”. Folha de Rosto, vol.6, n. 2, 2020.

GILL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 6ª edição, São Paulo: editora Atlas 2017.

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n.7, 2020.

LEKA, A.R; GRINKRAUT, M.L. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam Nº 7 – 2º semestre de 2014.

MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. Junho de 2020.

MÉDICI, Mônica Strege; TATTO, Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de

estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. especial, p. 136-155, 2020.

MEC.2020. Portaria 343. 17.03.2020. Brasília. Disponível em: Acesso em: 10 maio 2020

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Corona vírus. Disponível em https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 19 maio 2020.

MIRANDA, Leonardo Santos et al. Um Ensino de Química durante a Pandemia da COVID-19: Um Relato de Experiência dos Discentes da Zona Rural de Luís Correia-PI. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 274-281, 2022.

MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá. - 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

NOGUEIRA, P. G.; CAVALCANTE, F. S. A.; LIMA, R. A. O uso de plataformas digitais como auxílio no processo ensino e aprendizagem de ciências: um relato de experiência. Rech. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar, Porto Velho, v. 5, n. 2, p. 211-224, 2021

OLIVEIRA. F. T. C. Ensino remoto, redes sociais e trabalho docente: o impacto do covid-19 nos processos pedagógicos no ensino e os caminhos alternativos para inclusão. Revista Ressignificando a presencialidade; CIET – EnPED – 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Científico. 2ª Ed. Nova Hamburgo/RS: Editora Feevale, 2013.

PRIMO, Alex. Transformações no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, Twitter, Facebook e Flipboard. In Texto (UFRGS), n. 25, p. 1-15, 2011

RECUERO, Raquel. O que é Mídia Social? Disponível em: Acesso em: 12 maio. 2022

SANTOS, J. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020.

SILVA, C, C. S. L. V. Interseção de saberes em mídias sociais para educação em saúde na pandemia de covid-19. ANARE (Sobral, Online) 2020.

SILVA, T. S. et al. O Processo De Ensino-Aprendizagem On-Line Durante A Pandemia De Covid-19: Percepção De Docentes Do Ensino Médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EVENTO ONLINE, n° 1, 2020, Online. Anais I CoBICET, 2020.

SANTOS, CARVALHO. Mídias sociais e educação em tempos de pandemia. Em teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 2 – 2020

SANTANA. A. Considerações relevantes para o ensino online durante a pandemia de Covid-19 nas escolas públicas do Amapá. Anais Estendidos do WebMedia’2020, Online, Brasil.

SENHORAS, E. M.(org.). Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021

SILVA, M. L. S.; SILVA, R. A. Economia brasileira pré, durante e pós-pandemia do covid- 19: impactos e reflexões. Observatório Socioeconômico da COVID-19, Santa Maria, jun. 2020.

TEIXEIRA, D. A. de O; NASCIMENTO, F. L. Ensino remoto: o uso do google meet na pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 7, n. 19, p. 44–61, 2021.

WHATSAPP. Sobre o WhatsApp. Menlo Park, 2021. Available: https://www.whatsapp.com/about/. Access: 16 Jun. 2022.

Downloads

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Moura, C. da S. . (2024). A importância das mídias sociais na Educação no período de pandemia. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 351–365. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/219