Negrinha - uma releitura pelo Teatro do Oprimido
Palavras-chave:
Palavras-chave: Arte e ensino, Teatro do Oprimido, Racismo.Resumo
O Teatro do Oprimido é uma das expressões artísticas mais ousadas por proporcionar interação intencionalmente direta com o objetivo claro de despertar no espectador o reconhecimento de que também pode atuar no meio em que vive. As discussões nessa estética são propostas em um ambiente de criatividade e descontração, despertando tanto no ator quanto no observador o senso de compromisso com os assuntos sociais e políticos. O presente artigo tem o objetivo de expor as características do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e seus desdobramentos – Teatro-Fórum e Teatro-Invisível – que serviram de fundamentação para a construção do roteiro de uma peça teatral, dando vida às personagens do conto “Negrinha” de Monteiro Lobato, em um processo de retextualização. Há, portanto, a apresentação do percurso metodológico que finaliza com a apresentação no evento “Culturas Negras” que ocorre anualmente no campus. A escolha dessas técnicas se deu pelo fato de que foram precipuamente criadas por Boal, dentro da sua estética, para possibilitar a interação que se pretende dos atores/alunos com a plateia. Serão apresentadas, no Apêndice, o resultado da retextualização.
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