Des-leituras
desafios e as dificuldades associadas à leitura na pandemia
Palavras-chave:
Des-Leitura, Pandemia, Dificuldades de Aprendizagem, Ensino FundamentalResumo
O objetivo geral deste artigo consistiu em analisar os desafios e dificuldades enfrentados em relação à leitura durante o período da pandemia. Para alcançar esse propósito, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, que permitiu a inclusão de estudos pertinentes aos objetivos propostos e relacionados diretamente às palavras-chave selecionadas. Os resultados obtidos abordaram a complexa relação entre a "des-leitura" - compreendida como a dificuldade ou ausência de habilidade para ler - e as dificuldades contemporâneas associadas a esse fenômeno. Investigaram-se também os obstáculos específicos gerados pela "des-leitura" no contexto do ensino fundamental durante a pandemia, levando em consideração as novas dinâmicas do ensino remoto e híbrido. Além disso, foram analisados os obstáculos de natureza biológica que podem afetar a habilidade de leitura das crianças. Concluiu-se que, durante a pandemia, o fracasso escolar tem sido objeto de estudo sob diferentes perspectivas. Em certo momento, suas causas foram atribuídas especialmente a fatores externos à escola, como as condições familiares e socioeconômicas dos alunos. Posteriormente, houve uma tendência a atribuir as causas do fracasso escolar a questões biológicas e culturais, como a fome e a desnutrição, bem como à falta de acesso a bens culturais. Essa compreensão reflete a complexidade do fenômeno do fracasso escolar e ressalta a importância de abordagens multifacetadas para sua compreensão e enfrentamento.
Referências
COELHO, M. T; JOSÉ, E. A. Problemas de aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 1991.
COENGA, Rosemar Eurico; GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. REPRESENTAÇÕES DA HOMOAFETIVIDADE NA LITERATURA JUVENIL: UMA LEITURA DE EU É UM OUTRO, DE HERMES BERNARDI JÚNIOR. Literatura em Debate, v. 10, n. 18, p. 42-56, 2016.
DE ALMEDA BELÉM, Eliete. O professor como facilitador da aprendizagem: um processo dialético sóciointeracionista na educação infantil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 27-36, 2023.
DUTRA, Luiz Henrique. Epistemologia da aprendizagem. São Paulo: Lamparina edições, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Jaciara de Souza. Alfabetização e letramento, desafios na aprendizagem pós pandemia do covid 19. 2024. 48 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Pedagogia)- - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina, Colatina, 2024.
LIBÂNEO, João Carlos et. al. O sistema de organização e de Gestão da Escola: teoria e prática. In. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva et al. Funções executivas e leitura em crianças brasileiras com dislexia do desenvolvimento. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 35, n. 107, p. 168-179, 2018.
OLIVEIRA, H. M. de .; DIAS, P. C. . Educação digital: o estado da arte, os desafios e as perspectivas para o letramento universal da população brasileira. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, v. 39, n. 2, 2023.
OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A.; ROSA, M. T. Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 3, p. 546-557, 2016.
PONTES, Edel AS et al. Refletindo a Educação frente aos desafios da contemporaneidade. Maceió: IFAL, 2013.
SANTANA, C. et al. As práticas de letramento digital para estudantes e docentes do ensino médio e/ou técnico: uma revisão sistemática de literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023.
SANTOS, Isabel Cristina Santana et al. Como aprende o cérebro: descobertas recentes e aplicações na educação. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 515-526, 2023.