Construindo Leitores Apaixonados
táticas inteligentes para professores promoverem a importância da literatura entre os alunos
Palavras-chave:
Professor, Leitura, Texto Literário, Formação CidadãResumo
O presente trabalho surgiu de uma problemática que vem sendo discutida por pesquisadores em educação acerca da importância da leitura literária no contexto escolar. Diante desse cenário, constitui-se uma importante iniciativa abordar o papel do professor na formação crítica do aluno. Assim, o objetivo geral desse artigo foi analisar o papel do professor como agente transformador da realidade social do aluno a partir do texto literário. Para realizar a pesquisa utilizou-se pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados compreenderam as estratégias pedagógicas para leitura de textos literários, analisar a literatura na escola e a importância para a formação leitora do aluno do ensino; e, entender o papel do professor como um agente transformador. Concluiu-se que o professor deve buscar metodologias que crie condições estimuladoras e desafiadoras para os educandos exercitarem a prática leitora. Entre as metodologias mais recomendadas para se desenvolver nos alunos as aptidões para serem leitores, cita-se os ditados, as redações, as leituras em revistas e jornais, a compreensão de telejornais e de programas em DVD, enfim, uma gama de atividades que podem se tornar estratégias para o professor precavido desenvolver atividades que possam fomentar nos alunos o interesse por textos literários e o reconhecimento da importância da leitura e da escrita para eles.
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da leitura. Cap. 8. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luiza de; JOVER-FALEIROS, Rita [org.]. São Paulo: Parábola, 2013, p. 153-161.
BARREIROS, R. C. A literatura infantil afro-brasileira e a formação leitora no Ensino Fundamental. Anais do 17º Congresso de Leitura do Brasil – COLE, Campinas, Unicamp, jul. 2009, p. 01-09.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 4. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. 59 p.
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. 1ª edição. 4ª reimpressão. São Paulo: Paulus, 2014.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise didática, São Paulo: Moderna, 2000.
FREITAS, Manoel Guilherme de; BARBOSA, Socorro Maia Fernandes. O professor de língua portuguesa no contexto atual: desafios e avanços. Revista Letras Raras, vol. 2, Nº 1, 2013.
MALEVAL, Maria do Amparo Tavares (Org.). Atas do III Encontro Internacional de Estudos Medievais da ABREM. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 2001.
MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. 7ª edição. Campinas: Papirus, 2005.
PAIVA, Aparecida; MACIEL Francisca. Leituras literárias. In: Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; autêntica, 2014.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Souza, Celina Olga de. São Paulo, 2008.
RESENDE, Vânia Maria. Literatura Infantil & Juvenil. São Paulo: Saraiva, 2000.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.