Construindo Leitores Apaixonados

táticas inteligentes para professores promoverem a importância da literatura entre os alunos

Autores

  • Solange da Conceição Coutinho Picanço Redeemer Crhistian University

Palavras-chave:

Professor, Leitura, Texto Literário, Formação Cidadã

Resumo

O presente trabalho surgiu de uma problemática que vem sendo discutida por pesquisadores em educação acerca da importância da leitura literária no contexto escolar. Diante desse cenário, constitui-se uma importante iniciativa abordar o papel do professor na formação crítica do aluno. Assim, o objetivo geral desse artigo foi analisar o papel do professor como agente transformador da realidade social do aluno a partir do texto literário. Para realizar a pesquisa utilizou-se pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados compreenderam as estratégias pedagógicas para leitura de textos literários, analisar a literatura na escola e a importância para a formação leitora do aluno do ensino; e, entender o papel do professor como um agente transformador. Concluiu-se que o professor deve buscar metodologias que crie condições estimuladoras e desafiadoras para os educandos exercitarem a prática leitora. Entre as metodologias mais recomendadas para se desenvolver nos alunos as aptidões para serem leitores, cita-se os ditados, as redações, as leituras em revistas e jornais, a compreensão de telejornais e de programas em DVD, enfim, uma gama de atividades que podem se tornar estratégias para o professor precavido desenvolver atividades que possam fomentar nos alunos o interesse por textos literários e o reconhecimento da importância da leitura e da escrita para eles.

 

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Picanço, S. da C. C. . (2024). Construindo Leitores Apaixonados: táticas inteligentes para professores promoverem a importância da literatura entre os alunos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 392–403. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/223