Fonema e grafema no ensino da ortografia
Palavras-chave:
Fonema, Grafema, Ensino de OrtografiaResumo
Ao longo dos anos no Brasil, os índices de fracasso escolar na alfabetização vêm se reduzindo, porém com dificuldades de aceitação. A maioria dos alunos chegam nas séries finais do ensino fundamental sem garantir a compreensão dos processos de alfabetização, bem como, o domínio das correspondências grafemas-fonemas do idioma português, que lhes permita ler e escrever pequenos textos com autonomia. Escrever uma palavra implica empregar todas as letras que representam suas qualidades sonoras. Grafar de modo completo as palavras não parece ser algo tão simples e tão acessível ao estudante do ensino Fundamental II, de modo geral, há uma forte influência de uma noção de língua na qual escrever bem é escrever ortograficamente certo, os métodos tendem a se basear na crença de que o ponto crucial do aprendizado diz respeito ao domínio de uma “mecânica”: Dessa forma o tratamento dado aos alunos na escola, deverá ser flexível, se possível desinibi-los do erro a não afastá-lo do seu objetivo. Assim, o mundo da escrita por meio da alfabetização é o início de um caminho que deverão trilhar para se transformarem em cidadãos da cultura escrita.
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