Fonema e grafema no ensino da ortografia

Autores

  • Leide Maria Viana de Souza Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Fonema, Grafema, Ensino de Ortografia

Resumo

Ao longo dos anos no Brasil, os índices de fracasso escolar na alfabetização vêm se reduzindo, porém com dificuldades de aceitação. A maioria dos alunos chegam nas séries finais do ensino fundamental sem garantir a compreensão dos processos de alfabetização, bem como, o domínio das correspondências grafemas-fonemas do idioma português, que lhes permita ler e escrever pequenos textos com autonomia. Escrever uma palavra implica empregar todas as letras que representam suas qualidades sonoras. Grafar de modo completo as palavras não parece ser algo tão simples e tão acessível ao estudante do ensino Fundamental II, de modo geral, há uma forte influência de uma noção de língua na qual escrever bem é escrever ortograficamente certo, os métodos tendem a se basear na crença de que o ponto crucial do aprendizado diz respeito ao domínio de uma “mecânica”: Dessa forma o tratamento dado aos alunos na escola, deverá ser flexível, se possível desinibi-los do erro a não afastá-lo do seu objetivo. Assim, o mundo da escrita por meio da alfabetização é o início de um caminho que deverão trilhar para se transformarem em cidadãos da cultura escrita.  

 

Referências

FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: Novas perspectivas. Editora Artes Médicas LTDA. Porto Alegre, RS, 1990.

ERNST, Aracy; LEFTA, Wilson. Ortografia: reflexões sobre a aquisição e o ensino. Editora: EDUCAT. Pelotas, 2012.

MORAIS, Artur. Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. 5ed. São Paulo: Ática, 2009.

MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. Editora Melhoramentos, 2012. São Paulo-SP.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. Editora Melhoramentos Ltda. 1.ª edição. São Paulo, 2013.

NACIONAIS, Parâmetros Curriculares. PCN. 1997b). Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF , 1995.

Português Prático. A forma mais prática de aprender português. https://portuguespratico.com/novo-acordo-ortografico-hifen/ .

Só português. Estrangeirismo na Língua Portuguesa. www.soportugues.com.br/secoes/estrangeirismos/.

ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Souza, L. M. V. de . (2024). Fonema e grafema no ensino da ortografia. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 404–422. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/237