A leitura como técnica relevante no desenvolvimento da comunicação oral e escrita no trato pessoal e profissional

Autores

  • Marizete Creuza da Paciencia Rodrigues EMEB Maria Iraci Teófilo de Castro, Alagoas, Brasil

Palavras-chave:

Leitura oral, Leitura escrita, Desenvolvimento da comunicação

Resumo

A comunicação ocorre tanto a partir da linguagem oral como da linguagem escrita, são duas das diversas aquisições que ocorrem ao longo da infância da criança, fazendo parte integrante do seu desenvolvimento e aprendizagem. O estudo tem como objetivo identificar a relevância da leitura enquanto técnica para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita no trato pessoal e profissional. Utilizando a pesquisa de revisão de literatura e documental para a construção do estudo foi possível observar que a comunicação expressa corretamente é fundamental para se transmitirem os sentimentos, as opiniões e a visão de mundo de cada um, visando a compartilhar modos de vida e comportamentos, estabelecidos por regras de caráter social. A linguagem da comunicação é instrumento necessário à interação humana, é ela que vai situar o homem em determinado espaço social e mercadológico. No mundo tecnológico, a exigência da estimulação da leitura desde a educação infantil vem aumentando, pois as futuras gerações começam a deixar de lado à leitura de clássicos literários, que muitas vezes, os ajudam a forma opiniões, para buscar dados e ideias prontas das mídias, afastando o leitor das normas cultas de escritas tornando-os analfabetos funcionais. Enquanto educador deve-se sempre, mesmo que através da tecnologia, estimular a leitura de clássicos literários ou até mesmo de manuais técnicos, para que a leitura escrita não seja obstáculos para a construção do profissional, pois mesmo na sociedade atual, tecnológica, o mercado de trabalho ainda exige do profissional a construção correta da língua materna.

 

Biografia do Autor

Marizete Creuza da Paciencia Rodrigues, EMEB Maria Iraci Teófilo de Castro, Alagoas, Brasil

Mestre em Educação para a Saúde pelo Intituto Politécnico de Viceu.  Licenciada em Letras português, Ciências Sociais e Pedagogia. Especialista em  Língua portuguesa: Redação e Oratória
Metodologia do Ensino da Sociologia, Gestão Escolar, Psicopecopedagogia institucional. Professora de Língua Portuguesa da EMEB Maria Iraci Teófilo de Castro e da Escola Estadual Santos Ferraz

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Rodrigues, M. C. da P. . (2024). A leitura como técnica relevante no desenvolvimento da comunicação oral e escrita no trato pessoal e profissional. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 423–435. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/238