Adoção do Planejamento Estratégico na Gestão das Instituições de Ensino Superior no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Gestão, Planejamento estratégico, Universidades, Brasil

Resumo

O artigo apresenta estudos sobre a temática adoção do planejamento estratégico na gestão das instituições de ensino superior no Brasil. O objetivo geral foi analisar estudos que exponham como foram adotadas ações em seu planejamento estratégico que dinamizaram a atuação da gestão das instituições de ensino superior (IES) no Brasil. Adotou-se o método de pesquisa bibliográfica, descritiva e abordagem qualitativa. Em seguida, procedeu-se a leitura dos nove artigos selecionados para a identificação dos dados de autoria, título, método e conclusão, os quais foram inseridos no item Resultados e descritos no Quadro 1. Foram selecionados nove artigos para a composição do artigo, após a adoção dos critérios de inclusão: estudos em língua portuguesa, estudos que tivessem relação com os descritores, estudos publicados na última década (2010-2021). Os demais foram excluídos desta análise por não terem sido lidos ou por não se adequarem aos objetivos propostos e não exporem, coerentemente, de alguma maneira, a descrição dos métodos empregados na sua concepção e organização estrutural. Os resultados apresentam um quadro de formulação de dados de autoria, título, metodologia e conclusão dos estudos selecionados e inclusos à pesquisa. A discussão se baseou na identificação dos pontos comuns das abordagens dos autores sobre o planejamento estratégico na gestão de pessoas, o planejamento estratégico na gestão de projetos universitários, e o planejamento estratégico na gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das universidades brasileiras.

 

Biografia do Autor

Jacyguara Costa Pinto , Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutor em Ciência da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS) reconhecido pela Universidade Uberaba (Uniube). Atualmente é professor da educação básica em escola pública no Amapá. Tem experiência profissional como professor lato sensu no Proeja do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Tem experiência em gestão pública, assessoria, orientação de projetos. Bacharel e licenciado pleno em História pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Graduado em Pedagogia. Membro do Conselho Cientifico da Revista de Administração do Cesmac e avaliador da Revista Diversitas Journal Autor de vários artigos publicados em revistas e coautor em livros

Vanessa de Souza da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Especialista Lato Sensu em Educação Inclusiva. Graduada em Pedagogia. Professora da rede pública do governo do Estado do Amapá.

Referências

ASSUNÇÃO, André Rodrigo Brites et al. Estudo de caso na pró-reitora de gestão de pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: análise através da matriz de risco. Revista GeSec, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 140-170, mai/ago 2019.

FERNANDES, Andre Lezan et al. Planejamento: um estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Revista da FAE, Curitiba, v. 22, n. 1, p. 115 - 136, jan./jun. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 18.ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.

KREUTZ, Rafael Rudolfo; VIEIRA, Maria Kelmara Mendes. Portal de Projetos: uma análise da percepção de satisfação dos usuários de uma IES no RS. ENAPG 2019. Fortaleza. Anais..., Fortaleza, 16 a 18 de maio de 2019.

LIMA, Charlize da Costa Andrade e; ROWE, Diva Ester Okazaki. Percepção das políticas de gestão de pessoas e comprometimento organizacional em uma universidade pública. RGO - Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 12, n. 4, p. 118-137, set./dez. 2019.

NARDES, Larissa et al. A implantação de um modelo de gestão de pessoas com base na gestão por competências em uma instituição de ensino superior privada. RGO - Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 14, n. 2, p. 69-94, maio/ago. 2021.

SALERNO, Soraia Kfouri; BATISTA LEITE, João Carlos; LOPES, Rosana. Planejamento para a universidade: desafios sobre o PDI. XVIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, Manaus. Anais..., Manaus, 22 a 24 de outubro de 2018.

SCHMIDT, Odair; VERONEZE, Silvana; ZANELLA, Cleunice. A contribuição da gestão de projetos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em instituições de ensino superior. Revista GUAL, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 231-255, mai.-ago., 2021.

SILVA, Antônio Suerlilton Barbosa. O sucesso das organizações à luz do planejamento estratégico e da gestão de projetos. Revista Científic@ Universitas, Itajubá, v. 6, n. 3, p. 44-79, nov.-mai., 2019.

VALES, Idenilda Nascimento et al. Implementação do planejamento estratégico em uma ies pública à luz do PDI: visão dos gestores. XVIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, Manaus. Anais..., Manaus, 22 a 24 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

Pinto , J. C. ., & Silva, V. de S. da. (2022). Adoção do Planejamento Estratégico na Gestão das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 3, 3–15. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/24