Atuação do Enfermeiro na Redução de Riscos Biológicos no Ambiente Laboral de Enfermagem

Autores

  • Gelcione da Silva Benathar Faculdade Madre Tereza, AP
  • Ires Katrine Araújo Benathar Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Enfermeiro, Riscos biológicos, Ambiente laboral, Pratica de uso de EPI

Resumo

Esta pesquisa propôs como tema de estudo a atuação do enfermeiro na redução de riscos biológicos no ambiente laboral da enfermagem. Esses riscos biológicos por meio de microrganismos, provocam inúmeras doenças nas atividades profissionais da saúde e podem favorecer o contato com tais riscos. Assim, este artigo tem como objetivo geral descrever quais são os riscos biológicos no ambiente laboral da enfermagem. Os específicos foram: identificar quais são as boas práticas relacionadas ao uso de EPIs quanto aos riscos biológicos e estabelecer quais são as contribuições do enfermeiro para promover a saúde do trabalhador de enfermagem. Tomando como referência o levantamento de dados feito por meio de uma revisão bibliográfica com base em materiais publicados, dentre esses materiais utilizados foram livros, textos da internet, revistas (periódicas), artigos, entre outros para abordar teorias relacionadas a atuação do enfermeiro em busca da produção do conhecimento, de modo que pudessem ser desenvolvidos aspectos teóricos quanto aos riscos biológicos no ambiente de trabalho da enfermagem desenvolvidos no mês de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. O trabalho proporcionou para a pesquisadora um maior conhecimento referente aos riscos biológicos no ambiente laboral, onde se fez necessário obter resultado de vários artigos pesquisados dos quais evidenciaram a necessidade de implementar a educação permanente, com foco nas práticas reflexivas, no cotidiano do exercício da enfermagem. Na conclusão, o enfermeiro do trabalho contribui significativamente no ambiente laboral ao desenvolver atitudes e ações de medidas de segurança, detecção, redução dos riscos e agravos biológicos, aos quais estão expostos profissionais da enfermagem durante a assistência.

 

Biografia do Autor

Gelcione da Silva Benathar, Faculdade Madre Tereza, AP

Enfermeira. Faculdade Madre Tereza, AP.

Ires Katrine Araújo Benathar, Universidade Federal do Amapá

Acadêmica de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amapá.

Referências

AVELAR, S.A; el al. Equipe de Enfermagem e os riscos Biológicos: Normas Regulamentadoras 32 (NR-320). Enfermagem Integrada: UNILESTE-MG, Ipatinga, V.4, n.2, nov/dez, 2011.

BONALDO, L. D. P. LIMA, L.C. Acidentes Biológicos entre os profissionais de enfermagem. Rev. Gaúcha Enf., Porto Alegre (RS), 2012.

CASTRO, A. B; SOUSA, J. T. C. Atribuição do enfermeiro do trabalho na prevenção de riscos ocupacionais. Curso de Enfermagem da Universidade Paulista Santos, V. 28, n. 1, 2010.

Gil, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FERREIRA; Aldo Pacheco. el al., Revisão da literatura sobre os riscos quanto às condições laborais e o impacto na saúde do trabalhador. Ver. Bras. Med. Rio de Janeiro (RJ), 2018.

LOPES, Andressa Pereira; PONTES, Édel Alexandre Silva. Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, p. 275-281, 2009.

MIRANDA, F. M. D. et al. Uma contribuição à saúde dos trabalhadores: um guia sobre exposição aos fluidos biológicos. Revista Escola enfermagem. S. P. v. 45, n, 2011.

MORAES, M. V. G. Sistematização de Enfermagem Saúde do Trabalhador. São Paulo. Látria, 2008.

PAZ, P.O; KAISER, D.E. A busca pela formação especializada em enfermagem do trabalho por enfermeiros.Ver Gaúcha Enferm. 2011, V.32. n. 1, P. 23-30.

REZENDE, K. C. A. D. Riscos Biológicos e Medidas de prevenção na prática da Atenção Básica. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

ROBAZZI, M.L.C.C. el al. Riscos ocupacionais dos enfermeiros atuantes na atenção à saúde da família. UERJ, v. 18, n.2, 2010.

SILVA, Gislane Almeira da Silva. Uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) pela equipe de enfermagem em hospitais: uma revisão. Artigo científico apresentado ao Curso de Especialização em Ergonomia. Goiânia (GO), 2018.

SILVEIRA, A. M. Saúde do trabalhador. Ed. Coopmed: Belo Horizonte. 2009.

Vieira, Katia Maria Rosa. Acidentes de trabalho com material biológico em um hospital escola. Rev. Bras.enferm. [Internet]. 2019.

<http://www.brasilescola.com> Acesso em: 23 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Como Citar

Benathar, G. da S. ., & Benathar, I. K. A. . (2022). Atuação do Enfermeiro na Redução de Riscos Biológicos no Ambiente Laboral de Enfermagem. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 3, 37–45. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/26