Bílinguismo:
análise sobre o gênero textual tirinha para ensino da língua portuguesa escrita para alunos surdos em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Bilinguismo, Aprendizagem., Língua Portuguesa escrita., SurdoResumo
Sabe-se que o surdo se comunica pela língua brasileira de sinais, a proposta da educação bilíngue para surdos, fundamenta-se no respeito à cultura desse povo e coloca a Libras como a principal língua de instrução e ensino para esses sujeitos e a Língua Portuguesa escrita assume a posição de segunda língua nesse processo. Para que o surdo desenvolva sua aprendizagem significativamente é fundamental que as escolas conheçam suas singularidades linguísticas e ofereçam uma educação de qualidade para todos. Este trabalho aborda o bilinguismo dentro da análise do gênero textual tirinha, do universo das histórias em quadrinho, apresentando os elementos característicos dessa tipologia: narrador, personagens, tempo, espaço, e tem como objetivo principal o entretenimento, é comum trazer críticas sociais menos severas que as da charge, na modalidade remota de ensino. O trabalho é norteado metodologicamente de cunho bibliográfico, em caráter qualitativo. Através da análise dos exemplos desses gêneros, foi possível perceber que se trata de assuntos relevantes, a tirinha geralmente é um texto mais longo e tem aspecto lúdico, abordam assuntos cotidianos sem deixar de fazer sempre uma crítica, a charge costuma fazer uma crítica mais severa e, geralmente, está vinculada a outros textos que circulam na média sobre assuntos atuais.
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