Bílinguismo:

análise sobre o gênero textual tirinha para ensino da língua portuguesa escrita para alunos surdos em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Bilinguismo, Aprendizagem., Língua Portuguesa escrita., Surdo

Resumo

Sabe-se que o surdo se comunica pela língua brasileira de sinais, a proposta da educação bilíngue para surdos, fundamenta-se no respeito à cultura desse povo e coloca a Libras como a principal língua de instrução e ensino para esses sujeitos e a Língua Portuguesa escrita assume a posição de segunda língua nesse processo. Para que o surdo desenvolva sua aprendizagem significativamente é fundamental que as escolas conheçam suas singularidades linguísticas e ofereçam uma educação de qualidade para todos. Este trabalho aborda o bilinguismo dentro da análise do gênero textual tirinha, do universo das histórias em quadrinho, apresentando os elementos característicos dessa tipologia: narrador, personagens, tempo, espaço, e tem como objetivo principal o entretenimento, é comum trazer críticas sociais menos severas que as da charge, na modalidade remota de ensino. O trabalho é norteado metodologicamente de cunho bibliográfico, em caráter qualitativo. Através da análise dos exemplos desses gêneros, foi possível perceber que se trata de assuntos relevantes, a tirinha geralmente é um texto mais longo e tem aspecto lúdico, abordam assuntos cotidianos sem deixar de fazer sempre uma crítica, a charge costuma fazer uma crítica mais severa e, geralmente, está vinculada a outros textos que circulam na média sobre assuntos atuais.

Biografia do Autor

Edivânia Floro Nicácio Almeida, EMEF Manuel Rodrigues Ferreira - Educação Básica

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB (2015) Graduação em Letras Libras pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (2018) Graduação em Letras Inglês pela Universidade Nove de Julho UNINOVE (2019). Pós graduações em Libras e Educação para Surdos. Pós em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial - UNOPAR. Pós em Ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita como 2º língua para Surdos - IFPB (2020). Professora na EMEF Manuel Rodrigues Ferreira - Educação Básica. Tem interesse: Língua brasileira de Sinais, Educação Especial e Inclusiva, Metodologias ativas, Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva.

Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) – Doutorado Acadêmico. Mestra em Educação Escolar - PPGEEPROF pela UNIR (2021), Analista de Sistemas (2006), Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior (2007), Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica (2007); Pós-Graduada em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (2007); Pós-Graduada em Gestão e Segurança do Trabalho (2009); Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial (2009). Atualmente é Professora em Regime de Dedicação Exclusiva do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/Campus Ji-Paraná

Fabiana Rodrigues Leta, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Foi Diretora da Escola de Engenharia da UFF de novembro de 2018 a fevereiro de 2020. Foi responsável pela criação da AGIR - Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense, ocupando o cargo de diretora no período de 2009 a 2014. Criou o Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Escola de Engenharia da UFF desde 2014. Foi editora da revista da Escola de Engenharia da UFF, Engevista, até 2016 . Coordena o Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional, criado pela mesma na UFF. É membro da Associação Brasileira Ciências de Engenharia Mecânicas e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFF. Coordena diversos projetos e orienta alunos de graduação e pós-graduação. É tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC-SESu). Desenvolve pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Visão Computacional, Metrologia, Inovação Tecnológica, Ensino de Engenharia e Petróleo e Gás.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense; Reconhecido o nível pela Universidade do Minho do doutoramento em ciências da Educação e realizei o doutoramento sanduiche na Universidade do Porto. Especialista ?Lato Sensu? em Educação Física Especial (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ) . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil e coordeno o núcleo de Inclusão Galileu Galilei e participo do grupo de pesquisa TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação Sou orientadora de alunos do curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Desenvolvo pesquisas ligada aos temas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Tecnologia Assistiva, géneros; confeção de materiais didáticos adaptado, didática com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, tecnologia e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, Interdisciplinaridade, sensibilização, adaptação e confecção de materiais didáticos e brincar. https://orcid.org/0000-0003-2224-9643 https://www.researchgate.net/profile/Ruth-Mariani-Braz

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Publicado

2022-02-02

Como Citar

Almeida, E. F. N., Fausto, I. R. de S., Leta, F. R., & Braz, R. M. M. (2022). Bílinguismo: : análise sobre o gênero textual tirinha para ensino da língua portuguesa escrita para alunos surdos em tempos de pandemia. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 3, 70–87. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/27