O ensino de Geografia e as metodologias ativas na sala de aula das escolas estaduais de Serrinha, Bahia, Brasil
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Metodologia ativasResumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das metodologias ativas nas salas de aula e a possibilidade de contribuição para um ensino crítico e contextualizado, para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica que contribuiu para uma revisão e fundamentação teórica com diferentes autores que discutem essa temática, como Duarte (2019) que caracteriza as metodologias ativas como ponto de partida para novas práticas de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização da pesquisa de campo, tendo como recorte espacial as escolas estaduais do Ensino Médio e Educação Profissional do município de Serrinha, no Estado da Bahia. E teve como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado aos docentes de Geografia, no qual foi possível identificar nas respostas dos participantes o conhecimento que os mesmos têm sobre a importância das metodologias ativas para a sala de aula e na formação dos estudantes, assim como demonstraram as dificuldades em fazer uso das metodologia ativas na sala de aula. Assim, ressaltamos a importância dessa discussão a partir das experiências vivenciadas pelos educadores sobre as metodologias ativas em ampliar o conhecimento acerca da temática e proporcionar possibilidades de metodologias ativas que estimulem a participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
DOI: 10.5281/zenodo.15733999
Referências
ARAÚJO, Matheus Ferreira Diniz et al. Metodologias ativas para uma pedagogia do aprender a fazer: ensinando Geografia na etapa do Ensino Fundamental. 2022.
DUARTE, Júlio Cesar Libanio. Metodologias ativas no ensino de Geografia: análise descritiva das produções acadêmicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda; MARTINS, Silvana. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, p. 268, 2017.
GONÇALVES, Helena Isabel Freitas. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia. 2021. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2021.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. 2013. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SANTOS, Camila Soares dos; LOPES, Claudivan Sanches. Metodologias ativas no ensino de Geografia: o que dizem os professores do Núcleo Regional de Ensino de Ivaiporã, PR? [S.l.: s.n.], [s.d.].
SAMPAIO, Carlos Magno. Metodologias ativas: um novo (?) método (?) de ensinar (?). São Paulo: [s.n.], 2020.