O ensino de Geografia e as metodologias ativas na sala de aula das escolas estaduais de Serrinha, Bahia, Brasil

Autores

  • Rafael de Souza Ferreira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ivan dos Reis Cardoso Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Metodologia ativas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das metodologias ativas nas salas de aula e a possibilidade de contribuição para um ensino crítico e contextualizado, para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica que contribuiu para uma revisão e fundamentação teórica com diferentes autores que discutem essa temática, como Duarte (2019) que caracteriza as metodologias ativas como ponto de partida para novas práticas de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização da pesquisa de campo, tendo como recorte espacial as escolas estaduais do Ensino Médio e Educação Profissional do município de Serrinha, no Estado da Bahia. E teve como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado aos docentes de Geografia, no qual foi possível identificar nas respostas dos participantes o conhecimento que os mesmos têm sobre a importância das metodologias ativas para a sala de aula e na formação dos estudantes, assim como demonstraram as dificuldades em fazer uso das metodologia ativas na sala de aula. Assim, ressaltamos a importância dessa discussão a partir das experiências vivenciadas pelos educadores sobre as metodologias ativas em ampliar o conhecimento acerca da temática e proporcionar possibilidades de metodologias ativas que estimulem a participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

 

DOI:  10.5281/zenodo.15733999

Biografia do Autor

Rafael de Souza Ferreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia pela UNIASSELVI; Pós-Graduando em Inovação e Tendências na Educação pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO); Foi membro do Grupo de Pesquisa e
Extensão em Educação de Jovens e Adultos - GPEEJA e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens Adultos - NPEEJA, da Universidade do Estado da Bahia.

Ivan dos Reis Cardoso, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, pelo Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento; Mestre em Ciências Agrárias - Desenvolvimento Rural (2001) pela Universidade Federal da Bahia UFBA - Campus Cruz das Almas BA; Graduação em Licenciatura em Geografia (1992) pela Universidade Católica do Salvador UCSAL. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Educação - Campus XI, Serrinha/BA da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Curso de Pedagogia e Licenciatura em Geografia. Professor do Centro Territorial de Educação Profissional - (CETEP) Recôncavo II com disciplinas voltadas para a pesquisa e a Geografia. Participou da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar da UNEB; atua como Coordenador do Colegiado de Geografia 2022 / 2026. É membro do Grupo de Pesquisa–
Geografia, Diversas Linguagens e Narrativas de Professores - GEO(BIO)GRAFAR/UNEB. Participa do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades – CRDH / UNEB Salvador BA.

Referências

ARAÚJO, Matheus Ferreira Diniz et al. Metodologias ativas para uma pedagogia do aprender a fazer: ensinando Geografia na etapa do Ensino Fundamental. 2022.

DUARTE, Júlio Cesar Libanio. Metodologias ativas no ensino de Geografia: análise descritiva das produções acadêmicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda; MARTINS, Silvana. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, p. 268, 2017.

GONÇALVES, Helena Isabel Freitas. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia. 2021. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2021.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. 2013. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SANTOS, Camila Soares dos; LOPES, Claudivan Sanches. Metodologias ativas no ensino de Geografia: o que dizem os professores do Núcleo Regional de Ensino de Ivaiporã, PR? [S.l.: s.n.], [s.d.].

SAMPAIO, Carlos Magno. Metodologias ativas: um novo (?) método (?) de ensinar (?). São Paulo: [s.n.], 2020.

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Ferreira, R. de S., & Cardoso, I. dos R. (2025). O ensino de Geografia e as metodologias ativas na sala de aula das escolas estaduais de Serrinha, Bahia, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 401–414. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/277