Ludicidade e Letramento

desafios e perspectivas no Ensino Fundamental I

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ruth da Costa Sousa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Ludicidade, Ensino Fundamental I, Letramento

Resumo

Este estudo sobre ludicidade e letramento no Ensino Fundamental I explora a integração das atividades lúdicas no processo de ensino da Língua Portuguesa. Tem como objetivo explorar a importância da ludicidade no processo de letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem crítica e reflexiva, pretende-se destacar os benefícios e desafios da aplicação da ludicidade nesse contexto educacional. Além disso, busca-se evidenciar que o letramento vai além da simples alfabetização, envolvendo um conjunto de habilidades complexas essenciais para a formação de cidadãos críticos e participativos. Utilizou-se uma metodologia de revisão bibliográfica narrativa para investigar teoricamente a relevância da ludicidade no letramento. Os resultados destacam que as atividades lúdicas não apenas tornam o aprendizado mais envolvente e significativo, mas também promovem o engajamento dos estudantes e facilitam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Conclui-se que a ludicidade é essencial para o desenvolvimento de habilidades críticas e participativas entre os alunos do Ensino Fundamental I, especialmente no Processo de letramento.

 

Referências

CAMPOS, D. M. S. – Psicologia da Aprendizagem, 19º ed., Petrópolis: Vozes, 1986.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras: de uma alfabetização ainda mecânica para uma alfabetização reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 2001.

KISHIMOTO, T.M. Lúdico e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2015.

PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.

PIAGET, Jean. Sobre o desenvolvimento da memória e identidade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

PINTO, Jacyguara Costa et al. A Importância da Atividade Lúdica na Educação Inclusiva. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 330-342, 2023.

SANTOS, S. M. P. dos. Lúdico e suas possibilidades pedagógicas na Educação Infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

TEBEROSKY, A. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. São Paulo: Editora Ática, 2000.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. Tradução de Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Pinto, J. C. ., & Sousa, R. da C. . (2024). Ludicidade e Letramento: desafios e perspectivas no Ensino Fundamental I. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 436–448. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/278