Do Cotidiano ao Contexto Escolar: limites e possibilidades de compreensão de conceitos implícitos no estudo das frações

Autores

  • Helloyne Robeta E. M. Amorim Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

Fração, Pesquisa, Cotidiano

Resumo

Este artigo propõe discutir acerca dos conceitos de frações a partir de correlações entre ideias do contexto escolar e o cotidiano. Visto que na maioria das vezes este estudo é passado de forma mecânica e de difícil materialização. As frações são representações numéricas de quantidades, sendo possível realizar operações como adição, subtração, multiplicação e divisão. Esta pesquisa tem como objetivo equiparar os conhecimentos escolares aos aplicados no cotidiano e evidenciando sua utilização. De modo que possibilitem uma visão e compreensão mais ampla sobre o uso de frações. Como parâmetro metodológico, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de demonstrar a relevância e a frequente utilização de frações. Para isso foi utilizado o mosaico fracionado de maneira que auxilie aos alunos a compreensão para esta área da matemática, através de um ensino exploratório, que mobilize e instigue os alunos a desenvolver o pensamento matemático. Como referencial teórico foi utilizado os livros: A Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de RYAMOND DURVAL, 1993, e o Letramento Matemático de FONSECA e CARDOSO, para assim fundamentar a construção do projeto. Com esse trabalho espera-se promover reflexões quanto ao processo de formação do professor na Matemática e a forma como este conteúdo pode ser transmitido na sala de aula.

 

Biografia do Autor

Helloyne Robeta E. M. Amorim, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Engenheira civil. Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas. Bolsista do PIBIC-IFAL. Membro do grupo de pesquisa cerificado do CNPq, denominado GALC - ensino e aprendizagem de matemática. 

Referências

D’AMORE B. (2007). Epistemologia, Didática da Matemática e Práticas de Ensino. Bolema. Boletim de Educação Matemática. Vol. 20, n° 28, 1179-205. ISSN: 0103-636X.

DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas. Organização Tânia M.M. Campos. Tradução Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.

FONSECA, Maria C. F. R.; CARDOSO, Cleusa de A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática, matemática para ler texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FIORENTINI, D.; SOUZA JÚNIOR, A. J.; MELO, G. F. A. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Org.) Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura.

GIOVANNI, JOSÉ RUI JUNIOR. A conquista da Matemática. 1ª Edição/ São Paulo. Ed. FTD - Unid. 4 e 5.

NUNES, T.; CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; BRYANT, P. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; ROMANATTO, Mauro Carlos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais: aspectos teóricos e metodológicos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. (Coleção UAB-UFSCar).

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. A classe de resíduos do anel Z7 e as sete notas musicais com seus acordes: Um processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e6210615548-e6210615548, 2021.

SERRAZINA, M.L. Os materiais e o Ensino da Matemática. Revista Educação e Matemática n. 13 Publicação da APM. Lisboa. 1990.

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

Amorim, H. R. E. M. . (2022). Do Cotidiano ao Contexto Escolar: limites e possibilidades de compreensão de conceitos implícitos no estudo das frações. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 3, 46–58. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/28