Do Cotidiano ao Contexto Escolar: limites e possibilidades de compreensão de conceitos implícitos no estudo das frações
Palavras-chave:
Fração, Pesquisa, CotidianoResumo
Este artigo propõe discutir acerca dos conceitos de frações a partir de correlações entre ideias do contexto escolar e o cotidiano. Visto que na maioria das vezes este estudo é passado de forma mecânica e de difícil materialização. As frações são representações numéricas de quantidades, sendo possível realizar operações como adição, subtração, multiplicação e divisão. Esta pesquisa tem como objetivo equiparar os conhecimentos escolares aos aplicados no cotidiano e evidenciando sua utilização. De modo que possibilitem uma visão e compreensão mais ampla sobre o uso de frações. Como parâmetro metodológico, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de demonstrar a relevância e a frequente utilização de frações. Para isso foi utilizado o mosaico fracionado de maneira que auxilie aos alunos a compreensão para esta área da matemática, através de um ensino exploratório, que mobilize e instigue os alunos a desenvolver o pensamento matemático. Como referencial teórico foi utilizado os livros: A Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de RYAMOND DURVAL, 1993, e o Letramento Matemático de FONSECA e CARDOSO, para assim fundamentar a construção do projeto. Com esse trabalho espera-se promover reflexões quanto ao processo de formação do professor na Matemática e a forma como este conteúdo pode ser transmitido na sala de aula.
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