O papel da educação ambiental na BNCC e a realidade socioambiental no Estado do Amapá

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Carlos Alberto Pires de Oliveira Mareco Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Elisangela Vaz de Sales Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Gersimone dos Santos Lima Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Iolanda Silva Cruz Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Francisca Silva Brito Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Raimunda de Fatima Lima Soeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Katia Regina de Sá França Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Kezia de Melo Peres Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Solange da Silva Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Catia Milrea dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação Ambiental, BNCC, Amapá, Sustentabilidade, Conscientização ecológica

Resumo

Este artigo aborda a importância da educação ambiental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua aplicação no estado do Amapá. A pesquisa explora como a BNCC incorpora a educação ambiental como tema transversal, buscando promover uma conscientização ecológica e a valorização dos saberes locais, especialmente em uma região rica em biodiversidade como a Amazônia. A partir de uma análise teórica com base em autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Carlos Loureiro e Edgar Morin, o estudo discute a necessidade de uma educação ambiental crítica, capaz de conectar teoria e prática, e de respeitar as especificidades culturais e socioambientais da região. A pesquisa conclui que a educação ambiental, ao ser inserida de forma contextualizada e interdisciplinar no currículo escolar, pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, especialmente no contexto amapaense.

 

Referências

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MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

Pinto, J. C. ., Mareco, C. A. P. de O. ., Sales, E. V. de ., Lima, G. dos S. ., Cruz, I. S. ., Brito, F. S. ., Soeiro, R. de F. L. ., França, K. R. de S. ., Costa, K. de M. P. ., Santos, S. da S. ., & Santos, C. M. dos . (2024). O papel da educação ambiental na BNCC e a realidade socioambiental no Estado do Amapá. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 449–457. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/281