Revisão das políticas de formação docente no Brasil

Continuidade de conceitos tradicionais em novas abordagens

Autores

  • Álex Kauã Pereira de Sousa Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias https://orcid.org/0009-0002-1233-676X
  • Carlos Augusto Rodrigues de Sousa Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias
  • Lucas Brandão Gomes Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias
  • Maysa Krysty Albuquerque Lacerda Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias
  • Antonio Deígerson da Costa Lopes Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias https://orcid.org/0000-0002-4227-980X
  • Laurilene Cardoso da Silva Lopes Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias https://orcid.org/0000-0001-5136-6641

Palavras-chave:

Políticas de Formação Inicial, Docência, Conceitos Tradicionais, Novas Abordagens

Resumo

A formação e o desenvolvimento profissional de professores têm sido objeto de estudo nas Ciências da Educação, especialmente a partir dos anos 1980, quando temas como saberes docentes e trabalho pedagógico ganharam destaque. Este estudo, de caráter descritivo exploratório e abordagem qualitativa, mapeia na literatura as principais políticas de formação inicial de professores no Brasil, analisando a permanência de conceitos tradicionais sob novas abordagens. A pesquisa utilizou revisão integrativa, com dados coletados em bases acadêmicas e periódicos da área de Educação entre 2000 e 2024. Foram aplicados critérios de inclusão, como estudos publicados em português e revisões que tratam da formação inicial de professores e das políticas educacionais, excluindo análises focadas em formação contínua. A análise de conteúdo identificou padrões recorrentes que revelam como as práticas tecnicistas predominam nas políticas formativas, mesmo com tentativas de modernização. Conclui-se que a limitada integração de abordagens inovadoras prejudica a formação de professores para os desafios educacionais contemporâneos.

Biografia do Autor

Álex Kauã Pereira de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias

Graduando em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Pesquisador voluntário do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica, com o projeto intitulado "Aprimorando o
Cálculo Diferencial no Curso de Matemática Licenciatura: Estratégias de Aprendizagem Interativas com o GeoGebra".

Carlos Augusto Rodrigues de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias

Graduando em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Pesquisador voluntário do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica, com o projeto intitulado "Aprimorando o
Cálculo Diferencial no Curso de Matemática Licenciatura: Estratégias de Aprendizagem Interativas com o GeoGebra".

Lucas Brandão Gomes, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias

Graduando em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias e graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UNIFACEMA. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Maysa Krysty Albuquerque Lacerda, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Pesquisadora voluntária do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica, com o projeto intitulado "Aprimorando o Cálculo Diferencial no Curso de Matemática Licenciatura: Estratégias de Aprendizagem Interativas com o GeoGebra".

Antonio Deígerson da Costa Lopes, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias

Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (2022) e especialista em Metodologia do Ensino de Matemática (2020). Graduado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2018) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do
Maranhão (2012). Atualmente (2025) Gestor Geral Escolar do Colégio Municipal Antonio Rodrigues Bayma.

Laurilene Cardoso da Silva Lopes, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí ( UFPI), Mestre em Educação (UFPI), na área de Formação de professores e práticas da docência, especialista em Educação de Formadores de Professores (Unifacema), especialista no Ensino de Física (INTA), Especialista em Mídias em Educação (UFMA), licenciada em pedagogia pela Universidade Anhanguera e em Física pela UEMA, coordenadora pedagógica (SEMECT), colaboradora externa do IFMA Campus Caxias; professora substituta da UEMA Campus Caxias. Sua pesquisa concentra-se em Educação, com ênfase na formação continuada de professores e práticas da docência, Educação Infantil, Ensino de Matemática e Políticas Educacionais.

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

Pereira de Sousa, Álex K., Sousa, C. A. R. de, Gomes, L. B., Lacerda, M. K. A., da Costa Lopes, A. D., & da Silva Lopes, L. C. (2025). Revisão das políticas de formação docente no Brasil: Continuidade de conceitos tradicionais em novas abordagens. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 46–62. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/289