Revisão das políticas de formação docente no Brasil
Continuidade de conceitos tradicionais em novas abordagens
Palavras-chave:
Políticas de Formação Inicial, Docência, Conceitos Tradicionais, Novas AbordagensResumo
A formação e o desenvolvimento profissional de professores têm sido objeto de estudo nas Ciências da Educação, especialmente a partir dos anos 1980, quando temas como saberes docentes e trabalho pedagógico ganharam destaque. Este estudo, de caráter descritivo exploratório e abordagem qualitativa, mapeia na literatura as principais políticas de formação inicial de professores no Brasil, analisando a permanência de conceitos tradicionais sob novas abordagens. A pesquisa utilizou revisão integrativa, com dados coletados em bases acadêmicas e periódicos da área de Educação entre 2000 e 2024. Foram aplicados critérios de inclusão, como estudos publicados em português e revisões que tratam da formação inicial de professores e das políticas educacionais, excluindo análises focadas em formação contínua. A análise de conteúdo identificou padrões recorrentes que revelam como as práticas tecnicistas predominam nas políticas formativas, mesmo com tentativas de modernização. Conclui-se que a limitada integração de abordagens inovadoras prejudica a formação de professores para os desafios educacionais contemporâneos.
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