A formação de professores de Biologia para a disciplina Projeto de Vida

reflexões à luz de um livro didático

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Formação Inicial, Livro Didático, Novo Ensino Médio, Projeto de Vida

Resumo

O Projeto de Vida, obrigatório do currículo do Novo Ensino Médio, cuja intenção é contribuir com as escolhas pessoais e profissionais dos estudantes, requer do professor uma mediação holística e interdisciplinar. Sua proposta encontra-se materializada no livro didático que serve como ferramenta para o seu desenvolvimento. O artigo analisou o livro didático Projeto de Vida, da editora Ática, para responder se a formação do professor de Biologia prepara para atuação no componente curricular. A metodologia é qualitativa, com abordagem documental, donde foram consultados além do livro didático, a Base Nacional Comum Curricular (2018), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (2024) e teóricos que pesquisam a temática. Os resultados apontaram que o componente curricular Projeto de Vida impõe aos professores das diversas áreas do conhecimento, em especial aos de Biologia, desempenhá-lo de modo interdisciplinar, estabelecendo conexões com o ramo do seu conhecimento.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15668500

Biografia do Autor

Maria Lenilda Caetano França, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT. Especialista em Educação e Políticas Educativas. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Ciências Humanas e Sociais e o Mundo do Trabalho. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciada em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Currículo e Diversidade (GEDIC/UFAL). É professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo, onde atua na graduação, no ensino das disciplinas: Profissão Docente, Política e Organização da Educação Básica no Brasil, Didática, Estágios Supervisionados, Avaliação Educacional. É professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCIAMB/UFAL/Penedo). Atua nas áreas de Filosofia da Educação e Formação de Professores: Gestão, Didática, Currículo, Avaliação educacional e da aprendizagem. É coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Biologia, além de desenvolver projetos de pesquisa e extensão.

Daemily Dafne Santos Silva , Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas. É professora do muncípio de Igreja  Nova, Alagoas, Brasil.

Luciene Amaral da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Mestrado em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Especialização em Gestão de Recursos Humanos (FVG), especialização em Educação e Desenvolvimento Agrário (UNEAL), especialização em Tecnologia em Educação (PUC-RIO). Possui graduação em Pedagogia (UNEAL). Graduada de Psicologia - UFAL. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL/CNPq. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Katily Luize Garcia Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Unidade Educacional de Penedo, Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2022). Mestra em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2011). Tem experiência no Ensino de Ciências e Biologia e nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Parasitologia, Recursos genéticos.

Referências

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Publicado

2025-06-15

Como Citar

França, M. L. C., Santos Silva , D. D. ., Silva, L. A. da, & Pereira, K. L. G. . (2025). A formação de professores de Biologia para a disciplina Projeto de Vida: reflexões à luz de um livro didático. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 324–340. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/293